Nome negativado - O que é e o que significa

Entenda o que significa ter o nome negativado e a desvantagem que ele pode te trazer.

A-empresa-pode-negar-o-empréstimo-porque-já-tive-o-nome-sujo

Estar com o nome negativado significa que você tem cadastro ativo em um dos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC, a Serasa e o CCF. Em outras palavras, você está com o nome sujo na praça. Isso acontece quando você possui uma dívida pendente com alguma loja ou instituição financeira.

O ideal é não possuir pendências financeiras, porém ninguém está livre dos imprevistos que a vida pode trazer. O mais indicado é a criação de uma poupança com uma quantia de emergência para casos assim.

Gastar mais do que se tem ou comprar e não pagar também implicam no nome negativado. É fundamental ter um controle financeiro para não ficar com o nome sujeito a análise para compras e transações. Quando se tem dívidas pendentes é mais complicado conseguir crédito novamente.

Hoje no Brasil existem cerca de 61 milhões de pessoas inadimplentes. Os juros do cartão de crédito, por exemplo, são um dos fatores que mais implicam o nome negativado no mercado. O pagamento mínimo da fatura tende a transformar a dívida com cartão em uma bola de neve. Emprestar o cartão para terceiros também pode causar a inadimplência do titular. Em casos assim, a confiança na pessoa que irá usá-lo deve ser fundamental.

Nome negativado: o que isso muda na minha vida

O nome negativado pode limitar o seu pedido de empréstimo ou cartão de crédito, já que os bancos e instituições financeiras costumam fazer a análise de crédito antes de confirmar a sua compra pelo serviço. Algumas instituições podem facilitar o crédito, mas é necessário ter cuidado para não criar mais uma dívida.

Se o seu nome consta no cadastro de um desses órgãos (SPC, Serasa e CCF) e a dívida aberta ainda não foi quitada, as instituições financeiras podem entender que você é um mau pagador. Assim, caso necessite de algum serviço financeiro do banco, ele pode se negar a atender o seu pedido. Para verificar se seu nome está negativado você pode comparecer a um desses órgãos para fazer a consulta ou acessar o site do Serasa com o CPF e verificar sua situação.



Uma das formas de reverter o nome negativado pode ser através de renegociações com as empresas. As feiras promovidas pelo Serasa ou PROCON podem ser uma boa alternativa para reverter à situação. Com CPF em mãos, você pode ir até o local e tentar um acordo com as instituições. É muito provável que o novo valor a ser pago caia pela metade e, com algumas parcelas, o seu nome fique limpo na praça.

Veja também!


Compartilhe