NIS – O que é e o que significa - Konkero

NIS - O que é e o que significa

Saiba o que significa a sigla NIS e para que ele serve.

NIS é a sigla para Número de Integração Social, emitido pela Caixa Econômica Federal através do CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais.

Esse número é emitido para todos os brasileiros que recebem benefícios de programas sociais do governo, como Bolsa Família, Pronatec, ProJovem Trabalhador, entre outros e que ainda não possuam o número do PIS, emitido no primeiro emprego do cidadão, e que é o mesmo do NIS.

Assim, como o próprio nome diz, o NIS serve para identificar e controlar quais são os cidadãos que fazem uso desses benefícios, mesmo que não possuam vínculo empregatício. Para participar dos programas sociais, o portador do NIS precisa ter renda mensal compatível e de acordo com as regras exigidas pelas iniciativas públicas.

NIS: o que isso muda na minha vida

É através do número do NIS que o cidadão poderá receber o benefício de determinado programa social, proporcionado pelo governo.

Além de servir para controlar o fluxo de beneficiários de tais programas sociais, quando o cidadão tiver o seu primeiro vínculo empregatício, o NIS também será usado para o PIS, caso seja empregado de empresa privada, ou para o PASEP, se for contratado como funcionário público.

O PIS/PASEP é usado para pagar direitos trabalhistas e previdenciários, como o abono salarial e seguro desemprego, ao trabalhador. Seu número está presente na carteira de trabalho.

Para saber qual o seu número do NIS ou PIS, você pode verificar em alguns documentos, como seu Cartão Cidadão, em sua Carteira de Trabalho da Previdência Social (CTPS), no Extrato do FGTS, Cartão Bolsa Família (se houver), ou até em alguns modelos mais atualizados do RG. Pela internet, basta clicar aqui e preencher com os dados solicitados.

Veja também!