Multa por atraso – O que é e o que significa - Konkero

Multa por atraso - O que é e o que significa

Entenda o que significa a multa por atraso e saiba como ela funciona.

A multa por atraso é um valor cobrado sobre uma dívida que não foi paga até a data de seu vencimento, servindo de incentivo para que não haja o atraso e, ainda, pode servir como punição ao dono da conta por não tê-la pago até a data correta.

Com valor fixo, ela independe da quantidade de dias do atraso, diferente dos juros, que são diários. Sendo assim, a multa paga em uma conta com o pagamento atrasado em 1 dia não será diferente da multa em uma conta que está atrasada em 10 dias. Além disso, também existe uma porcentagem máxima que pode incidir sobre o valor total da conta, assegurada pelo Código de Defesa do Consumidor. Assim, nenhuma multa pode exceder a 2% sobre o valor da dívida inicial.

Não são apenas contas que têm acréscimo de multa, caso sejam pagas após o vencimento, como as despesas de água ou luz. O atraso no pagamento do salário dos funcionários também gera multa, bem como atrasar no acerto da rescisão, do aluguel, na transferência do carro para outra pessoa, no licenciamento, na pensão alimentícia, entre outras movimentações.

Multa por atraso: o que isso muda na minha vida

A multa por atraso corresponde a, no máximo, 2% do valor total da dívida, segundo o art. 52 parágrafo I do Código de Defesa do Consumidor. A punição pela conta não ter sido paga até a data de seu vencimento depende de seu fornecedor, podendo ter valores diferentes, desde que não ultrapassem o limite estipulado pela lei.

O percentual da multa por atraso pode ser cobrado sobre qualquer dívida, seja ela de cartão de crédito, boleto bancário, água, luz, entre outras. É importante conferir no rótulo da sua conta o valor cobrado pelo atraso.

O ideal é sempre pagar as contas em dia, a fim de não se ver na obrigação de pagar multa e juros. 2% pode ser um valor pequeno se comparado ao total, porém, em dívidas mais caras, você deverá desembolsar uma quantia considerável se deixar para pagar depois da data determinada.

Veja também!