Medicamento de referência – O que é e o que significa - Konkero

Medicamento de referência - O que é e o que significa

Entenda o que são os medicamentos de referência e qual a sua eficácia.

Os medicamentos de referência são aqueles que possuem seu princípio ativo (molécula com efeito terapêutico), eficácia, segurança e qualidade reconhecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. Em sua maioria, são inovadores e novidades no mercado, sendo chamados popularmente de “medicamentos de marca” e indicados com mais frequência pelos médicos.

Exatamente como diz o nome, esses tipos de medicamentos são as referências dos genéricos e similares.

Medicamentos de referência: o que isso muda na minha vida

No momento em que os medicamentos de referência são registrados junto a Anvisa, sua eficácia, segurança e qualidade devem ser comprovadas. Desta forma, esses medicamentos dão a garantia de que são seguros, com boa qualidade e que proporcionarão um tratamento eficaz a cada paciente.

Geralmente, são medicamentos novos no mercado, com princípio ativo que necessitou de muitas pesquisas para comprovar sua eficácia e segurança, inovando no tratamento de doenças novas ou já existentes. A partir do registro na Lista de Medicamentos de Referência, que sofre atualizações, os produtos passam a ser comercializados a preços mais altos em relação aos medicamentos genéricos, por exemplo, principalmente quando se trata de uma novidade no mercado farmacêutico.

Após a perda dos direitos de exclusividade dos laboratórios, os medicamentos genéricos também podem ser produzidos. Eles são medicamentos que possuem o mesmo princípio ativo, capaz de tratar as doenças indicadas, porém, não têm marca e seus preços são mais baixos se comparados aos medicamentos de referência.

Veja também!