Medicamento de referência - O que é e o que significa

Entenda o que são os medicamentos de referência e qual a sua eficácia.

Os medicamentos de referência são aqueles cujo princípio ativo e eficácia são reconhecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. São os chamados medicamentos de marca, conhecidos popularmente e com grande indicação pelos médicos.

O que isso muda na minha vida

No momento em que os medicamentos de referência são registrados junto a Anvisa, a eficácia do produto é comprovada para os fins em que foi criado. Assim, os medicamentos de referência são seguros, possuem boa qualidade e garantirão ao paciente que o tratamento será eficaz.



Geralmente são medicamentos novos no mercado, com princípio ativo que necessitou de muitas pesquisas para garantir sua eficácia e segurança, inovando no tratamento de novas ou doenças já existentes. Quando os medicamentos de referência tem sua qualidade e eficácia comprovadas pela Anvisa, passam a ser comercializados e seus preços costumam ser mais altos em relação a medicamento genéricos, por exemplo. Principalmente quando se trata de uma novidade no mercado farmacêutico.

Após a perda dos direitos de exclusividade dos laboratórios, os medicamentos genéricos também podem ser produzidos. Eles são medicamentos que possuem o mesmo princípio ativo, capaz de tratar as doenças indicadas, porém, não tem marca e seus preços são mais baixos se comparados aos medicamentos de referência.

Veja também!




comentários