Locador – o que é e o que significa - Konkero

Locador - o que é e o que significa

Saiba o que é locador e entenda o que esse termo significa no contrato de aluguel.

Locador é a pessoa ou empresa que aluga um imóvel para que outra pessoa ou empresa o utilize por um tempo determinado ou indeterminado. Sendo assim, trata-se do proprietário que cede o seu espaço para outro alguém.

Processos de aluguel devem ser negociados e fechados com um contrato de aluguel,  que garante mais segurança tanto para o locador, quanto para o locatário, que é quem utilizará o imóvel. No documento, devem constar os direitos e deveres de ambas as partes envolvidas.

De acordo com o artigo 22 da Lei do Inquilinato, lei na qual devem ser baseados todos os contratos de aluguel, alguns deveres do locador para com o seu inquilino são entregar o imóvel em bom estado, fornecer um recibo de pagamento e pagar as taxas de administração imobiliária e de intermediações, os impostos, o prêmio do seguro complementar contra fogo (quando houver) e as despesas extras do condomínio, que incluem obras de reformas do prédio, pintura de fachadas, instalação de equipamentos de segurança, telefonia, esporte e lazer, fundo de reserva, decoração e paisagismo, entre outras.

Já entre os direitos assegurados, estão o recebimento do pagamento pontual do aluguel, vistoriar o seu imóvel alugado mediante data e horário pré-estabelecidos, saber o quanto antes sobre qualquer dano ou defeito cuja reparação é de sua responsabilidade e receber o imóvel nas mesmas condições em que o entregou.

Locador: o que isso muda na minha vida

Caso você more de aluguel ou esteja procurando um imóvel para alugar, o proprietário deste imóvel será o locador. Ele deverá te fornecer o contrato de aluguel, onde deverão constar todos os seus direitos e deveres, bem como os dele. Se atente a todas as cláusulas antes de assinar, verificando se estão de acordo com a Lei do Inquilinato, para não ter problemas futuros.

Embora o pagamento de impostos seja responsabilidade do locador, o IPTU pode ser repassado para o locatário. Vai depender do que for acordado entre as partes, devendo constar no contrato. Portanto, esteja ciente de quem irá arcar com o pagamento deste imposto antes de fechar o acordo.

Se você tiver um imóvel e quiser alugá-lo para outra pessoa, você será o locador, devendo cumprir com seus deveres para com o seu inquilino.

Veja também!