Leasing – o que é e o que significa - Konkero

Leasing - o que é e o que significa

Descubra como usar o leasing na compra de automóveis

O leasing, também conhecido como arrendamento mercantil, é uma alternativa para comprar um veículo parcelado. Trata-se de um acordo firmado entre o comprador e a concessionária ou financeira, onde o automóvel é alugado por um tempo pré-estabelecido em contato.

O documento é firmado entre um arrendador – banco ou financeira – e arrendatário que é o cliente. O arrendador adquire o bem escolhido pelo arrendatário, e este o utiliza durante o contrato. A principal diferença nessa forma de aluguel é que o cliente pode adquirir o veículo no fim do contrato de aluguel.

Mesmo sendo mais conhecido na venda de veículos, o arrendamento mercantil também pode ser feito na compra de imóveis e equipamentos. As parcelas podem ser divididas em até 36 meses. Irá depender da modalidade de leasing escolhida. Existem dois tipos de leasing disponíveis no mercado: o financeiro e o operacional.

Leasing Financeiro

Essa modalidade de leasing tem prazo mínimo de arrendamento de dois anos para bens com vida útil de até cinco anos, e de três anos para os demais. Despesas de manutenção do bem, assistência técnica e seguro são de responsabilidade do cliente nesses casos.

Leasing Operacional

O prazo mínimo para o arrendamento do leasing operacional é de 90 dias, e o máximo é de 75% da vida útil do bem arrendado.  Gastos de manutenção e seguros podem ser de responsabilidade do arrendador ou do arrendatário, irá depender do acordo assinado no contrato de leasing.

O que isso muda na minha vida

Por não ser considerado um empréstimo, não há cobrança da taxa IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Por isso, costuma valer mais a pena do que um financiamento. A única taxa que pode ser cobrada é a de Imposto Sobre Serviços (ISS) no leasing financeiro.

Por outro lado, no leasing os documentos do veículo ficam no nome da empresa. Então, se você não fizer o pagamento em dia, a empresa pode tomar o carro como forma de pagamento de uma parte ou total da dívida.

O arrendatário pode pagar o leasing antes do tempo determinado em contrato. Porém, o contrato pode caracterizar compra e venda. Por isso, as partes devem arcar com as consequências legais e contratuais que essa mudança pode gerar.



 

Veja também:
Guia de palavras – Leasing
Guia de palavras – Konkero


Precisando de dinheiro?
Solicite empréstimo pessoal online no ibi Digital.