LCI – O que é e o que significa - Konkero

LCI - O que é e o que significa

Entenda o que são os investimentos em LCI e não tenha mais dúvidas para escolher o título ideal para investir seu dinheiro!

Letra de Crédito Imobiliário, popularmente conhecido como LCI, é um título de investimento em que você ajuda a movimentar o setor de crédito imobiliário. Trata-se de um título privado, portanto, a negociação é realizada entre o investidor e uma instituição financeira ou uma corretora.

Esse é um modelo de investimento em renda fixa, porque o investidor consegue saber, desde o momento da aplicação, qual será a taxa a qual o seu investimento vai render, caso ela seja prefixada, ou qual será o cálculo utilizado no rendimento da aplicação, no caso de taxas pós-fixadas. Além disso, o investimento em LCI é totalmente isento de Imposto de Renda, portanto, o valor acordado inicialmente com o banco não sofrerá nenhum desconto, exceto se você retirar o dinheiro antes do prazo acordado, pois, neste caso, haverá uma cobrança de IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras) sobre a aplicação.

O LCI funciona da seguinte forma: o investidor empresta dinheiro ao banco que, por sua vez, emprestará o dinheiro que lhe foi investido a um cliente, desde que a finalidade desse empréstimo seja para cobrir financiamentos ou movimentações do mercado imobiliário. Sendo assim, o dinheiro não pode ser usado para outra finalidade pelo banco.

Um investimento semelhante ao LCI é o LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), que funciona da mesma maneira que o LCA, porém, o dinheiro aplicado é emprestado para empreendimentos do setor do agronegócio.

LCI – Letra de Crédito Imobiliário: o que isso muda na minha vida

O investimento em LCI é uma boa opção para investidores iniciantes, pois oferece os benefícios dos investimentos em renda fixa. Portanto, é possível saber qual será a taxa de juros incidentes sobre o valor investido, ou qual o cálculo que será feito para chegar ao rendimento no momento da aplicação, além de ter mais segurança.

Esses investimentos possuem a proteção do FGC – Fundo Garantidor de Crédito – que cobre até R$ 250 mil por CPF e conglomerado financeiro. Ainda, por ser isento da cobrança de Imposto de Renda, o investimento em LCI pode render bons lucros, maiores até do que os da poupança e CDB.

É importante conhecer os detalhes da aplicação em LCI, caso essa seja a opção que você escolheu para investir. Porém, saiba que o valor mínimo a seu investido depende da instituição financeira onde será aplicado o dinheiro. Deste modo, não deixe de analisar qual o melhor banco ou corretora antes de fazer o investimento, considerando a quantia mínima necessária e as suas condições atuais.

Veja também!