ISS ou ISSQN – o que é e o que significa - Konkero

ISS ou ISSQN - o que é e o que significa

Conheça mais sobre as siglas e entenda os impostos. 

ISS ou ISSQN são as siglas para Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza. Consiste no valor cobrado das empresas prestadoras de serviço pelos municípios. Profissionais autônomos e empresas devem pagar o valor desse imposto para regularizar a atividade no município.

A quitação do ISS/ ISSQN deve ser feita todos os anos para a prefeitura. O boleto de pagamento do imposto é entregue no endereço cadastrado pelo responsável do negócio e não pode ser ignorado do planejamento financeiro da empresa.

O cálculo para descobrir o valor do ISS/ISSQN varia de acordo com o lucro da atividade desempenhada e o valor da alíquota estabelecida pela prefeitura do município. Por isso, é recomendável consultar com a prefeitura da região ou no site para descobrir uma média de quanto irá pagar.

O empresário ou microempreendedor individual que deseja cadastrar o seu negócio e regularizar o ISS/ ISSQN deve comparecer à prefeitura ou Junta Comercial do município com a documentação necessária e realizar o cadastro.

Para cadastrar empresas é necessário apresentar o CNPJ, uma cópia do contrato social e a documentação dos outros donos da empresa, se houver. Os profissionais autônomos precisam apresentar cópias do RG e CPF, comprovante de residência e o registro da classe trabalhadora a qual pertence.

O que isso muda na minha vida

O ISS/ ISSQN varia de município para município e de acordo com o tipo de serviço. Antes de formalizar sua empresa, veja com o contador quanto você pagará de imposto e coloque esse valor no cálculo dos custos da sua empresa. Também veja a data de pagamento. É comum o cálculo do imposto ser baseado na emissão da sua nota fiscal e não no seu recebimento. Ou seja, você pode ter que pagar o imposto antes de ter recebido do seu cliente e isso afetará seu capital de giro.

Se não houver o pagamento do ISS/ ISSQN, o nome da empresa ficará cadastrado no setor de débitos não quitados do Setor Público Federal e dificultará transações futuras do seu negócio. Caso isso ocorra, procure a prefeitura da região e regulariza a situação.



Se você é um MEI, Microempreendedor Individual, o ISS/ISSQN é descontado automaticamente com os outros tributos da função.

Veja também:
Guia de palavras – Impostos
Guia de palavras Konkero


Precisando de dinheiro?
Solicite empréstimo pessoal online na KeroGrana.