IPVA: pagar à vista ou parcelar?

Descubra qual a melhor forma de pagamento do IPVA e entenda como a parcela única pode te ajudar a economizar!

Todo início de ano é a mesma coisa: escola das crianças, seguro do carro, IPTU e também o IPVA – Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores. Todas essas contas de uma vez só!

Como não dá para fugir de nenhuma delas, é importante que você tenha organização para conseguir pagá-las sem sofrer tanto. No caso de impostos como o IPVA, o governo oferece duas formas de pagamento: à vista com desconto, conhecida como “cota única”, ou parcelada.

Mas o que vale mais a pena: pagar a cota única ou parcelar? É o que vamos te mostrar agora! Descubra se vale a pena pagar o IPVA à vista ou parcelar esse imposto.

IPVA: Cota única ou parcelada?

Essa questão vai depender de diversos fatores, o principal deles é o valor em dinheiro que você tem disponível para esse pagamento. Além disso, também é importante considerar o valor do imposto, bem como o desconto para pagamentos em cota única, que variam de um estado para o outro.

Enquanto em São Paulo quem paga à vista tem um desconto de 3%, no Rio de Janeiro, por exemplo, esse desconto sobe para 10%. Ou seja, nesse caso, se você estiver no estado do Rio de Janeiro e a grana estiver disponível, vale muito a pena pagar tudo de uma vez.

Agora, se você não está com folga de dinheiro e a diferença dos valores for pequena, considere parcelar. Afinal, essa pode ser uma opção mais tranquila de pagamento.

Lembre-se! antes de escolher como pagar seu IPVA, confira o desconto oferecido no seu estado e veja se esse dinheiro não vai te fazer falta no final do mês.

Veja também!




comentários