IPVA – o que é e o que significa - Konkero
ATENÇÃO! Nunca solicitamos depósito ou pagamento para liberação de empréstimo. Isso é ilegal.

IPVA - o que é e o que significa

Descubra o que é o IPVA e qual é o seu significado.

O IPVA é a sigla de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, cobrado pelos estados brasileiros de todos os veículos automotores, como motos e carros. O IPVA é cobrado dos motoristas no início do ano e o pagamento inclui o seguro DPVAT.

O cálculo do IPVA é feito de acordo com o valor venal do veículo e as taxas cobradas por cada estado. Por isso, os descontos e valores não são iguais. Outro fator importante para lembrar é que o imposto pode ser pago de uma única vez ou parcelado em até quatro parcelas, dependendo do estado.

O IPVA é pago em lotéricas, bancos, internet banking e aplicativo do banco. O valor é direcionado a fundos estaduais e municipais, geralmente incluindo as áreas da educação, saúde e infraestrutura. Assim como o valor é diferente entre os modelos e anos dos carros, outras regras do IPVA também mudam de acordo com os estados do país.

IPVA – O que isso muda na minha vida?

Ao comprar um carro, sempre pergunte o valor do IPVA (normalmente é 4% do valor do veículo), pois essa será uma obrigação que você terá de pagar. E, ao comprar um usado, certifique-se de que não há pagamentos do IPVA em atraso, caso contrário você será responsável por pagar essas contas.

O IPVA normalmente é cobrado no início do ano. Assim, se você for comprar um carro no final ou bem no início do ano, terá que pagar o IPVA em seguida. Portanto, já considere esse gasto.

Caso esteja com a grana curta para quitar o IPVA, considere pagar o imposto em parcelas. Em alguns estados é possível pagá-lo em até quatro vezes. O motorista também pode pagar o IPVA à vista. Nesses casos existem descontos para quem quitar o valor integral.

O IPVA tem data certa para ser pago

A numeração da placa do carro indica em que período esse imposto do carro deve ser pago. Logo, motoristas de veículos com placas final 1,2 ou 3 devem quitar as parcelas ou pagar a cota única do IPVA no começo do mês, enquanto carros com a placas final 8,9 e 0 são pagos mais próximos do final do mês vigente.

As datas de pagamentos do IPVA variam conforme a localidade em que está o carro. Por isso, verifique com a prefeitura ou o setor responsável pela cobrança do imposto a data limite para fazer os pagamentos na sua região.

Entenda as isenções do IPVA

Em algumas situações e estados, os proprietários de veículo não precisam pagar o IPVA. Taxistas, pessoas com deficiência, veículos de transportes coletivos (ônibus e vans) e carros com mais de 20 anos de fabricação são isentos da cobrança do IPVA, desde que realizem a solicitação prévia junto ao órgão responsável pelo imposto da sua cidade.

O 13º salário ajuda na hora de quitar o IPVA

Se você recebe o décimo terceiro salário no final do ano, evite gastar todo o dinheiro nas liquidações de novembro ou comprando presentes de Natal. Pense em guardar um pouco da quantia que  receber durante esse período para conseguir quitar o IPVA e outras contas do começo de ano. Lembre-se que, dependendo do preço do imposto, você pode parcelar o valor, no entanto, se você economizar um pouco do décimo terceiro, pode utilizá-lo para pagar as parcelas ou a cota única do IPVA.

Veja também!

Guia de palavras – Impostos
Guia de palavras – Konkero