IPVA – o que é e o que significa - Konkero

IPVA - o que é e o que significa

Descubra o que é o IPVA e qual é o seu significado.

É a sigla de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, cobrado pelos estados de todos os veículos automotores, como motos e carros. O IPVA é cobrado dos motoristas no início do ano e o pagamento inclui o seguro DPVAT. 

O cálculo do IPVA é feito de acordo com o valor venal do veículo e as taxas cobradas por cada estado. Por isso, os descontos e valores não são iguais. Outro fator importante para lembrar é que o imposto pode ser pago de uma única vez ou parcelado em até quatro parcelas, dependendo do estado.

O que isso muda na minha vida

Ao comprar um carro, sempre pergunte o valor do IPVA (normalmente é 4% do valor do veículo), pois essa será uma obrigação que você terá de pagar. E, ao comprar um usado, certifique-se de que não há IPVAs em atraso, caso contrário você será responsável por pagar essas contas.

O IPVA normalmente é cobrado no início do ano. Assim, se você for comprar um carro no final ou bem no início do ano, terá que pagar o IPVA em seguida. Portanto, já considere esse gasto.

Caso esteja com a grana curta para quitar o IPVA, considere pagar o imposto em parcelas. Em alguns estados é possível paga-lo em até quatro vezes. O motorista também pode pagar o IPVA à vista. Nesses casos existem descontos para quem quitar o valor integral.

Veja também:
Guia de palavras – Impostos
Guia de palavras – Konkero