IPTU – o que é e o que significa - Konkero

IPTU - o que é e o que significa

IPTU é a sigla para Imposto Predial e Territorial Urbano.  Trata-se de um valor cobrado pelas prefeituras das pessoas que possuem um imóvel, seja casa, apartamento, terreno, escritório e etc. O imposto é calculado com base no valor venal do imóvel e também de outros encargos cobrados pelo estado. 

Assim como o IPVA, o IPTU é cobrado dos donos de imóveis no início do ano. Entretanto, o valor do imposto pode ser pago de uma vez só ou dividido em parcelas. Geralmente, se pago em apenas uma cota, ou seja, à vista, o IPTU saí mais barato para o usuário.  Na cidade de São Paulo, por exemplo, é concedido um desconto de 3% se o imposto for pago de uma única vez.

O que isso muda na minha vida

Ao alugar ou comprar um imóvel, sempre pergunte o valor do IPTU. Essa será uma obrigação que você terá que pagar. E, ao comprar, certifique-se de que não há IPTUs em atraso, caso contrário você que será responsável por pagar essas contas.

Esteja atento aos valores em aberto. Caso o pagamento do IPTU fique atrasado, o dono do imóvel deverá quitar o valor, acrescido de multas pelo atraso. Se não houver pagamento, o imóvel pode ir para o núcleo de dívidas ativas da cidade e ser levado à leilão. Procure manter o pagamento do IPTU em dia para evitar esses transtornos.

O IPTU cobrado é de um imóvel alugado? O valor do imposto é sempre cobrado do proprietário do imóvel, porém o inquilino deve estar atento aos acordos previstos em contrato. Pode ser que no documento ele seja o responsável por quitar a dívida ou parte dela. Se por ventura não houver pagamento, o dono do imóvel pode ser prejudicado e o imóvel ir à leilão.

Veja também:
Guia de palavras – Impostos
Guia de palavras – Konkero