IPTU e IPVA: vale a pena pagar à vista ou parcelado?

Na hora de pagar os impostos de início de ano, vale mais a pena pagar à vista ou parcelar? Descubra a melhor opção!

Prazos-para-pagar-IPTU

O início de ano é uma época preocupante para muitas pessoas, principalmente por conta dos compromissos financeiros. É nessa época do ano também, que os impostos começam a ser cobrados, dentre eles, o IPVA – Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores – e o IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano.

Esses dois impostos costumam assustar um pouco por conta de seu alto custo, no entanto, ambos possuem duas formas de pagamento: à vista com desconto, chamada de “parcela única”, ou a prazo, sendo o IPVA em até 3 vezes e o IPTU em até 10 parcelas.

Mas afinal, qual dessas duas formas de pagamento vale mais a pena? Descubra agora se é melhor pagar o IPVA e o IPTU à vista, ou parcelas esses valores. Confira!

IPVA e IPTU: parcelar ou pagar à vista?

A resposta para essa questão dependerá muito da quantia em dinheiro que você dispõe no momento. Além disso, vale a pena considerar também questões como o valor cobrado por cada um dos impostos e o desconto oferecido para o pagamento efetuado em parcela única, que são fatores que se modificam de acordo com o estado em que você mora.

Um bom exemplo de diferença no desconto oferecido pelo pagamento à vista está nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Enquanto em São Paulo quem paga o IPVA à vista tem 3% de desconto, quem está no Rio de Janeiro receberia 10% de desconto sobre o mesmo imposto. Ou seja, considerando o valor do desconto no estado do Rio de Janeiro, valeria muito a pena pagar o IPVA na parcela única.



No entanto, caso você não tenha grana suficiente para quitar o IPVA e o IPTU em uma única parcela, vale considerar a opção de parcelar o valor dos impostos. Isso porque além de conseguir se organizar melhor para fazer estes pagamentos, você não paga nenhuma taxa de juros pelo parcelamento. Lembrando que o IPVA pode ser parcelado em até 3 meses, enquanto o IPTU pode ser pago em até 10 parcelas.

Atenção!

Lembre-se sempre de que, além desses impostos, o início de ano traz diversos outros gastos. Por isso, é importante avaliar se o dinheiro usado no pagamento à vista do IPVA e IPTU não te fará falta no momento de pagar as outras contas que possui. Se comprometer essa grana no momento pode desequilibrar seu orçamento, considere a opção de parcelar os impostos e ter um pouco mais de tempo para quitá-los.

Veja também




comentários