IPI – o que é e o que significa - Konkero

IPI - o que é e o que significa

Saiba o que é IPI e entenda como ele pode influenciar na sua empresa.

IPI é a sigla para Imposto sobre Produtos Industrializados, e trata-se de um imposto federal. Qualquer produto que sofra um processo de industrialização, seja total ou parcial, sofre incidência de IPI, sendo “industrialização” a ação que modifica a natureza ou finalidade do produto, aperfeiçoando-o para o consumo. Esse imposto federal serve para arrecadar dinheiro para o cofre do Tesouro Nacional.

Embora seja cobrado pelo governo, o IPI incide sobre os produtos nacionais e também estrangeiros, devendo ser pago assim que a mercadoria chega ao porto.

Cada produto tem sua própria alíquota (percentual), que incide sobre o valor do produto e depende da sua necessidade, sendo inversamente proporcional. Desta forma, alimentos, que são necessários aos indivíduos, têm alíquota menor do que demais produtos que não são tão necessários. Há ainda produtos que podem ser isentos, apresentando alíquota zero, de acordo com a Tabela de Incidência do IPI (TIPI).

Outra finalidade do IPI também é movimentar a economia. Quando determinado produto fica isento de IPI pelo governo, ele fica mais barato, estimulado o consumo e fazendo com que o faturamento do setor aumente.

Imposto sobre Produtos Industrializados: o que isso muda na minha vida

O IPI influencia diretamente o valor que você pagará em determinado produto. Sendo assim, quanto maior o IPI, maior o valor total. Em contrapartida, produtos que são mais essenciais apresentam um IPI reduzido, exatamente por essa característica. Ainda, caso uma pessoa portadora de alguma deficiência física ou doença limitadora queira adquirir um automóvel, ela poderá realizar a compra do carro sem ter que pagar o IPI, o que resulta nem um veículo mais barato.

O Imposto sobre Produtos Industrializados varia de produto para produto. Caso você esteja pensando em abrir uma empresa fornecedora de algum produto industrializado, antes de formalizar sua empresa, veja com o contador quanto você pagará de IPI e coloque esse valor no cálculo dos custos da sua empresa. Também veja a data de pagamento, e não se esqueça de fazer a escrituração deste imposto, a Escrituração Fiscal Digital, também chamada EFD ICMS IPI, no SPED Fiscal.

É comum o cálculo do imposto ser baseado na emissão da sua nota fiscal e não no seu recebimento. Ou seja, você pode ter de pagar o imposto antes de ter recebido do seu cliente e isso afetará seu capital de giro.

Além disso, o regulamento do IPI, que é o Decreto nº 7.212, estipula quem é o responsável pelo pagamento do imposto, podendo ser o dono da indústria, o importador (em casos de produtos estrangeiros), o comerciante ou ainda outra pessoa.

Veja também!