Inquilino – o que é e o que significa - Konkero

Inquilino - o que é e o que significa

Saiba qual o significado de inquilino e o que isso influencia no seu modo de morar.

O inquilino é a pessoa que paga pelo aluguel de um imóvel, seja ele residencial ou comercial. Também pode ser chamado de locatário, pois paga pela locação de determinado espaço.

Para que o indivíduo alugue um imóvel e se torne o inquilino do locador, é preciso que seja feito e assinado um contrato de aluguel para oficializar a negociação e dar mais segurança para ambos os lados. Neste contrato, deverão constar tanto os direitos e deveres do inquilino, quanto do proprietário do imóvel.

Devem constar no documento quem é o responsável pelo pagamento de determinadas contas, prazos de pagamento do aluguel, bem como o percentual de multa e juros, se houver, em casos de atraso, entre outras regras, devem estar claramente explicadas nas cláusulas do contrato.

Além disso, há também a Lei do Inquilinato, de 1991, que regula o mercado do aluguel e determina todos os direitos e deveres legais de cada parte envolvida. É com base nela que os contratos de aluguel devem ser feitos.

Inquilino: o que isso muda na minha vida

Caso você esteja interessado em alugar um imóvel para servir de moradia ou um espaço comercial, como um escritório, saiba que você será o inquilino do proprietário do imóvel. Nessas situações, exija o contrato de aluguel, pois, além de garantir mais conforto tanto para você, quanto para o locador, evita possíveis problemas, como os relacionados ao tempo de locação, pagamentos e multas, entre outros.

Não assine o contrato de aluguel sem antes ler atentamente todas as cláusulas. Para esta etapa, é importante saber quais são os seus direitos e deveres legais, especificados na Lei do Inquilinato, para saber se o contrato é justo ou não.

Porém, se a situação é o contrário, isto é, se você tem um imóvel e pretende alugá-lo para outra pessoa, você terá um inquilino. Assim, você deverá providenciar um contrato, com as cláusulas baseadas na Lei no Inquilinato, se atentando aos direitos e deveres de cada parte envolvida.

Veja também!