Índice de inflação - o que é e qual o seu significado

Para fornecer informações para a população e empresas, o governo e outras instituições medem a inflação de diferentes formas e publicam os resultados por meio dos chamados índices.

Existem diversos índices publicados no país, como: IGP, IPA, IGP-M, INPC, IPCA, entre outros.

Os índices servem para mostrar como estão se comportando os aumentos dos preços de produtos e serviços. Eles são medidos por meio do levantamento mensal do preço de vários produtos e serviços em diferentes cidades no Brasil.

Cada índice é resultado de um cálculo diferente e nem sempre inclui os mesmos produtos e serviços. Alguns levantam mais preços de produtos do consumidor, outros levantam preços de produtos para indústria. Por isso, cada índice dá um valor diferente de inflação para um mesmo mês.

O que isso muda na minha vida

Muitos dos contratos que você faz podem ser reajustados por algum índice de inflação. Cada contrato normalmente tem um mês definido de mudança de preço (reajuste) e um índice de inflação que será usado para esse cálculo.

Assim, procure saber nos contratos quando acontecerá o reajuste para não ser pego de surpresa.



No caso de aluguéis, você pode tentar negociar o reajuste. Às vezes o índice do seu contrato de aluguel subiu muito mais do que outros índices. Nesse caso você pode tentar argumentar com o proprietário para usar outro índice. Mas lembre-se, a princípio você deve seguir o contrato. Você só poderá fazer diferente se o proprietário autorizar por escrito para você.

Veja também:
Guia de palavras – Investimento
Guia de palavras – Konkero




comentários