Inadimplência / inadimplente - o que é e o que significa

O termo inadimplência se refere ao não cumprimento de algo que a pessoa se compromete a fazer, por exemplo, o pagamento de uma dívida. A inadimplência é um fator delicado, principalmente no Brasil. Em 2018, um estudo revelou que, no País, existem cerca de 62 milhões de pessoas endividadas.

Grande parte das empresas de crédito observa o cliente inadimplente como um mau pagador. Por isso torna – se mais difícil conseguir empréstimos ou cartões de crédito tendo o nome no SPC ou Serasa.

Quando o consumidor não paga o que deve até a data do vencimento, por exemplo, ele se torna um devedor. Caso esse pagamento pendente sofra cobrança de juros e encargos, o valor da dívida aumenta e o indivíduo pode não conseguir pagar e se tornar um inadimplente.

O que isso muda na minha vida

Fique atento com datas e prazos. Pague em dia os boletos e guarde o comprovante da transação. Em caso de impossibilidade para realizar o pagamento, entre em contato com a empresa ou o banco que você fez a dívida e tente renegociar os valores para evitar a inadimplência.

Outra opção para quitar uma dívida pode ser um pedido de empréstimo com bancos ou financeiras. É fundamental ter cuidado ao escolher essa forma. Quando se faz um pedido de crédito, o cliente assume outra dívida. O ideal é estudar mais de uma instituição financeira para saber quais são as melhores propostas e taxas de juros.



Cuidado na hora de fazer compras. Pesquise antes e não adquira produtos e serviços que você não conseguirá pagar depois. Avalie a sua situação financeira para não se tornar um inadimplente.

Fique atento com o saldo disponível em conta corrente. O saldo devedor ao banco também pode resultar na inadimplência do cliente. Por isso tenha conhecimento sobre os valores disponíveis para gasto e não faça dívidas que não caiba em seu bolso.

Veja também


Precisando de dinheiro?
Solicite empréstimo pessoal online no ibi Digital.