Imigração – O que é e o que significa - Konkero

Imigração - O que é e o que significa

Entenda o que é a imigração e como ela funciona.

A imigração é o ato de entrar ou permanecer em um país diferente da origem do indivíduo, seja com a finalidade de turismo, trabalho ou estudo. O termo “imigração” é usado no ponto de vista do país de destino do imigrante, ou seja, que o está recebendo.

Com o mesmo conceito, a imigração nos aeroportos também se refere à pessoas que vêm de países diferentes do país local. É na imigração que os visitantes respondem algumas perguntas sobre sua estadia no lugar de destino e recebem ou não a permissão para entrar no país. Assim, ao receberem a permissão, devem seguir às leis de imigração dali.

É comum confundir os termos “imigração”, “emigração” e “migração”. Os dois primeiros termos são relacionados a movimentos internacionais, enquanto o último é usado apenas para movimentos nacionais, que não mudam de país.

Para melhor entendimento, veja o exemplo: um cidadão americano vem ao Brasil a lazer. Para os brasileiros, ele é um imigrante. Para ele mesmo, é um emigrante. Já uma pessoa da região Nordeste do Brasil, quando vai para São Paulo, por exemplo, está fazendo uma migração, pois não está saindo do território nacional.

Imigração: o que isso muda na minha vida

Todo indivíduo tem direito a deixar o seu país de origem, seja por motivos econômicos, religiosos ou políticos, e tornar-se um imigrante em outro país. Porém, é importante lembrar que a imigração deve acontecer dentro dos parâmetros da lei.

Para entrar em um país de forma legal, o indivíduo deve possuir um passaporte e passar por todo o processo necessário para obter o visto de entrada: preencher o formulário de imigração, passar pela entrevista e, após a análise dos responsáveis, receber a autorização para a imigração.

Caso a entrada no país seja feita de forma ilegal, a justiça pode determinar que o indivíduo seja deportado, que pode dificultar sua entrada se, no futuro, desejar imigrar para o mesmo local novamente, mesmo que a nova tentativa seja feita em condições legais.

Veja também!