Hot money – o que é e o que significa - Konkero

Hot money - o que é e o que significa

Saiba o que significa hot money e veja como isso pode te ajudar. 

O hot money, que traduzido do inglês significa “dinheiro quente”, é um tipo de empréstimo de curto prazo que os bancos ou instituições financeiras fornecem para empresas que precisam usar o dinheiro com urgência.

Exemplo: uma empresa precisa pagar uma conta alta hoje, mas está sem os recursos necessários, pois o dinheiro dos clientes só cairá no dia seguinte. Assim, ela solicita ao banco o hot money e recebe em um curto espaço de tempo o dinheiro necessário para o pagamento da conta. Porém, assim como o dinheiro entrou na conta rapidamente, o pagamento do empréstimo também deve ser rápido.  Os prazos entre 1 e 29 dias, apenas.

Além disso, as taxas de juros que incidem sobre a quantia emprestada são mais altas do que outros tipos de empréstimos, exatamente pela rapidez do acesso ao dinheiro. Elas são baseadas na taxa do CDI (Certificado de Depósito Interbancário) do dia da operação, somada ao valor dos impostos PIS e Cofins sobre o faturamento da transação.

O hot money é uma solução rápida para quem precisa de dinheiro em situação emergencial, principalmente empresas. Devido a esta urgência, os bancos entendem que o dinheiro deve estar acessível ao seu cliente o quanto antes, portanto, não há muita burocracia para liberar o capital, além das instituições financeiras não pedirem provas sobre o que será feito com o dinheiro.

Hot money: o que isso muda na minha vida

O hot money garante alívio numa situação de emergência, porém é mais caro que outros empréstimos devido as taxas de juros mais altas. Embora seja um empréstimo fácil de se conseguir e que envolve bastante dinheiro, é preciso se planejar para não ter problemas futuros.

Como todo empréstimo, o dinheiro deve ser pago com juros e, neste caso, o prazo é muito mais curto do que os demais empréstimos, não ultrapassando de um mês. Se você notar que sua empresa tem usado o recurso com frequência, talvez valha a pena trocar para linha de empréstimo com maior prazo e menor custo, reduzindo, o pagamento de juros.

Para ter certeza que compensa mudar, veja quanto você paga de juros por mês com o hot money. Depois, pesquise outros empréstimos e compare as taxas. Talvez você perceba que valerá mais a pena utilizar os dois: pegar um crédito com prazo maior para emergências menores e utilizar o hot money somente em situações de grande urgência.

Veja também!