Holerite – O que é e o que significa - Konkero

Holerite - O que é e o que significa

Entenda o significado do termo “holerite” e qual é a sua finalidade.

Saiu-o-calendário-de-pagamentos-do-abono-salarial

Também chamado de contracheque, o holerite é o demonstrativo do salário que será pago ao funcionário da empresa. No holerite constam informações como os dados da empresa e do funcionário, assim como o salário bruto, o detalhamento de descontos e acréscimos, quando houver, e o salário líquido. São assinadas duas vias, sendo uma do funcionário e outra da empresa.

Holerite: o que isso muda na minha vida

O holerite é importante tanto para o funcionário, que terá a certeza dos valores que ele receberá, quanto para a empresa, que atestará o pagamento correto dos seus colaboradores. É por meio dele que o empregado pode ver tudo que está recebendo e deixa de receber, sabendo também as razões dos recebimentos ou descontos.

Além disso, o holerite também serve como garantia de pagamento e como um recibo, em que o funcionário confirma que recebeu os valores ali descritos. Outras informações como o dia de pagamento, nome e CNPJ da empresa, dados do funcionário e assinatura de ambos devem constar nesse documento.

Toda empresa deve emitir os holerites de seus funcionários, garantindo a eles a transparência de seu salário, indicando todos os descontos e valores adicionais ao salário bruto e quanto ele receberá no final das contas. Atualmente, algumas empresas optam por disponibilizar aos seus colaboradores holerites online no lugar do impresso. Neste caso, ele pode ser enviado por e-mail ou acessado por plataformas ou sistemas de gestão.

Na hora de solicitar empréstimos e financiamentos, você pode utilizar o holerite da empresa para comprovar sua renda mensal e conseguir obter o valor necessário. O documento de pagamento é uma prova de que o cliente tem condições financeiras para pagar o crédito solicitado!

Veja também!