Habite-se - O que é e o que significa

Entenda o que é o habite-se e saiba para que serve esse documento!

imovel_habite-se

O Habite-se é um documento emitido pela prefeitura para garantir que aquele imóvel foi construído de acordo com as exigências da cidade em que a obra foi concebida. Esse documento é muito importante na compra de um imóvel, pois ele garante ao comprador que a prefeitura vistoriou e aprovou o projeto utilizado para a construção ou reforma do imóvel. Mas vale lembrar que o habite-se não garante a qualidade, nem a segurança do imóvel, o documento garante apenas que o projeto seguiu os parâmetros exigidos pela legislação local.

O que isso muda na minha vida

Muitas pessoas não conhecem o habite-se, tampouco entendem para quê ele serve. Porém, é importante saber que todas as obras e construções realizadas em um terreno, precisam ir a conhecimento da prefeitura, para que os responsáveis possam garantir que a obra seguiu as exigências normativas da cidade.

Se você possui um imóvel que ainda não tem escritura, vale saber que você não consegue dar entrada nesse documento se o imóvel não tiver o habite-se. Além da segurança de que seu imóvel foi construído de acordo com a legislação, a compra de um imóvel com documentos como escritura e habite-se em dia, ainda te dá a possibilidade de financiá-lo em um banco, como a Caixa por exemplo.

Veja também!

 




comentários