Fundo Garantidor da Habitação - O que é e o que significa

Entenda o que é o Fundo Garantidor da Habitação e para que ele serve.

minha casa minhavida

O Fundo Garantidor da Habitação é uma das condições para a aquisição de um imóvel através de financiamento. Ele serve para garantir à instituição financeira de que receberá o valor mensal referente a dívida do empréstimo feito.

O que isso muda na minha vida

Da mesma forma que o FGTS serve como renda garantida para o funcionário registrado em caso de perda do emprego, o Fundo Garantidor da Habitação tem a mesma função para a instituição financeira que realizou um empréstimo para o indivíduo que necessita comprar um imóvel.



No programa Minha Casa Minha Vida, o Fundo Garantidor da Habitação além de garantir o pagamento das parcelas mensais da dívida ao banco, garante também ao dono do imóvel que não perderá o imóvel em caso de desemprego.

O fundo cobre desemprego, pagando ao banco as parcelas necessárias da dívida até o dono do imóvel conseguir ajustar suas finanças, porém, quando toda a dívida for quitada junto ao banco o indivíduo passa a ter dívida com a seguradora do Fundo Garantidor de Habitação. Já em caso de morte ou invalidez, o fundo cobre toda a dívida restante do indivíduo e garante ao banco a quitação e recebimento do dinheiro emprestado.

Veja também!




comentários