Fiador - o que é e o que significa

Descubra o que significa fiador e o que isso muda na sua vida.

Quando se solicita um empréstimo ou financiamento, a instituição financeira pode usar formas para acelerar o processo. Se por acaso o indivíduo estiver com saldo negativado ou uma renda abaixo do necessário, existem alguns métodos para a liberação do crédito.

O fiador é aquele que aceita ser responsável pelo pagamento do dinheiro pego em um financiamento ou empréstimo por outra pessoa. Para as empresas que cedem crédito, é a segurança de que a dívida será paga. É importante saber que, se o responsável pela dívida não pagar, a empresa cobrará do fiador o empréstimo com juros e outras taxas.

Diferente do avalista que assume apenas o valor da dívida sem as taxas, o fiador deve arcar com todas as cláusulas do contrato, incluindo os juros e encargos das parcelas. Saiba mais sobre o avalista.

Existem dois tipos de fiador: o solidário que assume a responsabilidade da dívida no ato do acordo, e o subsidiário que se responsabiliza pela dívida após a utilização dos bens no contrato. Este é muito comum em aluguéis de imóveis.

Fiador: o que isso muda na minha vida

O banco fará uma análise com os dados do fiador para verificar se o mesmo pode ser o responsável pelo empréstimo. Geralmente as instituições pedem um comprovante de renda e consultam o nome no SPC ou Serasa para assegurar que o indivíduo pode ser um fiador.

Se você aceitar ser fiador de alguém e a pessoa não pagar a dívida, isso se torna um compromisso seu com a empresa. Então, entenda que ao fazer isso você está criando uma relação com uma dívida que não é sua.

Além da pessoa que será beneficiada com o valor do empréstimo, o fiador também deve levar em conta se a sua vida financeira permite que ele faça esse tipo de acordo. Se por ventura não houver o pagamento das parcelas, o seu nome poderá ser negativado.



A obrigação formalizada entre o fiador e o credor recai sobre todos os seus bens. Caso não aconteça o pagamento, aquele considerado como bem de família, poderá ser tomado pelo banco para cobrir o pagamento da dívida. É fundamental fazer um planejamento para não sofrer as consequências de um mal negócio.

Veja também:

Guia de palavras – Crédito
Guia de palavras Konkero


Precisando de dinheiro?
Solicite empréstimo pessoal online no ibi Digital.