Fiador do aluguel: entenda os riscos e como funciona

Descubra o que significa fiador de aluguel e o que isso muda na sua vida.

Fiador de aluguel é a pessoa que garante o contrato de aluguel. Ou seja, se quem aluga não pagar os aluguéis ou não cumprir as obrigações, o dono do imóvel pode cobrar do fiador.

Assim como qualquer outro tipo de fiador, é fundamental saber para quem você está emprestando o nome. Saiba que, com a falta de pagamento dos aluguéis, o seu nome pode ficar negativado e parar em instituições como SPC e Serasa. Saiba mais sobre o papel do fiador.

Fiador de aluguel: o que isso muda na minha vida

Cuidado caso alguém lhe peça para ser fiador de um contrato de aluguel. Isso porque você poderá ser responsável pelo pagamento se quem está alugando não cumprir os compromissos.

Se aceitar ser fiador, peça para receber sempre os comprovantes de pagamento dos aluguéis, IPTU e condomínio. Assim, você evita surpresas. Para não causar constrangimentos, antes de aceitar ser fiador, avise que você precisará receber tais documentos todo mês.



É possível abrir uma ação judicial contra o afiançado caso o mesmo falte com o acordo combinado, porém o processo pode se estender por anos e não é certeza de que o fiador ganhará. Por isso, aceitar ser fiador de alguém precisa ser uma decisão consciente.

Veja também:

Guia de palavras – Imóvel
Guia de palavras – Konkero


Precisando de dinheiro?
Solicite empréstimo pessoal online no ibi Digital.