Estorno - O que é e o que significa

Descubra o que é estorno e entenda quando ele pode ser feito.

O estorno é a devolução de uma quantia debitada ou creditada indevidamente. Costuma acontecer em cobranças feitas pelo banco, cancelamentos de compras ou depósitos efetuados em contas erradas. O estorno nada mais é do que o ato de reaver uma quantia.

Ele pode ser feito tanto em transações feitas com o cartão de débito, quanto nas realizadas com o de crédito. Apenas a forma de estorno entre elas é diferente.

Estorno: Cartão de débito

O estorno no cartão de débito pode ser feito através de depósito bancário. Assim que detectado o erro no valor pago, o cliente deve entrar em contato com a agência bancária responsável e comunicar o ocorrido.

O tempo de estorno do valor na conta corrente demora, em média, sete dias para acontecer. Esse tempo pode variar de acordo com o banco.

Estorno: Cartão de crédito

Nos cartões de crédito, o estorno acontece de uma forma diferente. Ao verificar uma cobrança indevida ou cancelar uma compra, o cliente deve imediatamente comunicar a empresa do cartão.

A partir disso, o comprador recebe a quantia como créditos na fatura. É normal a instituição avaliar o ocorrido, por isso pode levar alguns dias para o valor ser devolvido de fato.

O que isso muda na minha vida

Solicitar o estorno de alguma quantia, seja por cobrança ou pagamento indevido, é um direito do consumidor e pode ajudá-lo a evitar prejuízos. Por isso, é importante conhecer quais são as razões em que você pode recorrer a essa ferramenta, muito utilizada em ocorrências com cartão de crédito, por exemplo.



Caso você note alguma cobrança indevida da fatura ou cancele uma compra, entre em contato com a operadora do cartão de crédito e informe o ocorrido. Falando com a empresa é possível reverter à situação e obter o dinheiro de volta mais rápido.

Além disso, em casos de transferências bancárias que não são debitadas no mesmo dia, você também tem a possibilidade de reaver o estorno do valor, caso tenha transferido para a conta errada.

Veja também!


Precisando de dinheiro?
Solicite empréstimo pessoal online no ibi Digital.