Escritura - O que é e o que significa

Descubra o que é a escritura e conheça qual a importância deste documento.

imovel_sem_escritura

A escritura é uma espécie de contrato, usada para comprovar a venda de um imóvel. Neste documento constam as informações do antigo e do novo proprietário do imóvel e, para que ele seja válido judicialmente, precisa ser registrado em cartório. O registro de uma escritura de imóvel costuma custar o equivalente a 4% da avaliação do imóvel, além de uma outra taxa cobrada, que varia de acordo com o estado em que a escritura será registrada.

A escritura não é um documento obrigatório nos processos de compra e venda de imóveis, porém, caso você não tenha esse documento, pode correr o risco de até perder o imóvel, pois o “contrato de gaveta” ou “compromisso de compra e venda”, geralmente usados para esse tipo de negócio, não possuem nenhum tipo de valor judicial. Portanto, eles não podem provar que o imóvel realmente é seu.

O que isso muda na minha vida



Comprar um imóvel com escritura, além de ser uma forma mais segura, também garante ao comprador formas de pagamento facilitadas, sendo possível financiá-lo em bancos como a Caixa, por exemplo. Além disso, você tem a certeza de que, mesmo que alguém tente provar o contrário, o imóvel te pertence.

Caso você não tenha a possibilidade de conquistar um imóvel com escritura, ou já viva em uma casa sem esse documento, o ideal é buscar a regularização do imóvel o mais breve possível, para evitar transtornos.

Veja também!




comentários