Encargo - O que é e o que significa

Entenda o que significa o encargo e como ele funciona.

O encargo pode ser visto de duas formas. Na primeira, ele se refere a uma responsabilidade, ou seja, uma obrigação que alguém adquiriu. Na segunda, o encargo é o nome dado à taxa cobrada por um produto ou serviço, sendo dever do adquirente fazer esse pagamento.

Eles podem ser cobrados em diferentes modalidades, dependendo do serviço contratado. A seguir, conheça mais sobre os encargos disponíveis no mercado.

Encargos financeiros

Os encargos financeiros são aqueles cobrados em serviços oferecidos por instituições financeiras. Alguns exemplos são as taxas de juros e atrasos de um empréstimo ou faturas de cartões de crédito.

Encargos sociais

Estão presentes em contratos empregatícios. São os valores direcionados para o INSS, fundo de garantia (FGTS) e PIS/ PASEP. O pagamento desses itens garante o beneficio para o assalariado.

Encargos trabalhistas

Assim como os encargos sociais, os trabalhistas também são direcionados para o empregado. Aqui estão os benefícios obrigatórios além do salário como o 13º, licenças remuneradas e adicional de férias.

Encargos tributários

São os valores de multas e atrasos cobrados ou creditados após a infração. As empresas varejistas, por exemplo, podem ter que arcar com alguns tributos federais como taxas IOF, Impostos de exportação e importação.

Encargos de depreciação

Esse corresponde ao encargo periódico que determinados bens sofrem, por uso, obsolescência ou desgaste natural. Existe uma taxa em condomínios de depreciação que pode ser paga mensalmente ou anualmente, irá depender do acordo firmado em contrato.

Encargos: o que isso muda na minha vida

No programa Minha Casa Minha Vida, o encargo é a obrigação do cliente de realizar o pagamento mensal do imóvel para o banco, assim como, cumprir todas as exigências necessárias para conseguir o empréstimo e financiar o seu imóvel.

O não cumprimento dos encargos pode fazer com que o cliente perca o imóvel e, para garantir o pagamento mensal da dívida em caso de imprevistos, é importante um contrato mútuo com uma seguradora que oferece o Fundo Garantidor da Habitação.



Veja também!

 


Precisando de dinheiro?
Solicite empréstimo pessoal online no ibi Digital.