Economize energia usando bem os aparelhos que você tem em casa

Confira nossas dicas para economizar energia usando com consciência os aparelhos que você tem em casa. 

Economize-energia-usando-bem-os-aparelhos-que-você-tem-em-casa

Sua conta de luz está mais alta a cada mês? Saiba que um dos motivos para o valor subir pode ser o mau uso dos aparelhos eletrônicos que você tem em casa.

Apesar de úteis no dia a dia, eles podem gastar mais energia do que o necessário. Então, para acertar a dose e economizar na fatura, basta pequenas mudanças de hábito. Confira:

Geladeira

Nunca forre as grades internas com plásticos, pois isso impede que o ar circule e resfrie bem os alimentos. “Guardar a comida ainda quente dentro da geladeira também faz com que ela consuma mais energia”, alerta o engenheiro do Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro, Alexandre Novgorodcev. Além disso, tente abrir a porta o menor número de vezes possível porque a geladeira gasta mais sempre que for aberta. Uma dica é retirar ou guardar todos os alimentos que precisa de uma vez.

Se você vai comprar uma geladeira nova, deve observar a etiqueta de consumo. “Prefira sempre aquelas que são de selo A, pois são as mais econômicas”, explica o engenheiro. E se não precisar de um freezer muito grande, compre o modelo mais simples, com uma porta só.

Chuveiro elétrico

Apesar de ser apontado como um dos vilões da conta de luz, ele pode ser econômico se usado do jeito certo. Comece checando a regulagem de calor. Quando o clima não estiver frio, a dica é alterar o modo para “verão”, pois a água esquenta menos. Além disso, use o chuveiro apenas para tomar banho. Prefira fazer a barba e escovar os dentes na pia.

Máquina de lavar

Apesar de não consumir tanta energia, ela pode ser a responsável por gastos altos se for ligada várias vezes na semana. “Por isso, junte o máximo de roupas que puder a cada lavagem”, aconselha o especialista do Inmetro. Assim, você gasta menos energia e de quebra também economiza água.

As máquinas de lavar também têm a etiquetagem do Inmetro, por isso fique de olho no consumo.

Secador de cabelo

O secador pode gastar muita energia se for usado com frequência, especialmente no inverno. Seque bem os fios com uma toalha para depois usar o aparelho – assim, ele fica ligado por menos tempo.

Micro-ondas

Quando quiser esquentar um alimento congelado, tire do freezer e espere descongelar. Assim você economiza energia, já que o eletrodoméstico fica ligado por um tempo menor.

Desligue os aparelhos

Sabe quando você vai dormir e a televisão fica com aquela luz vermelha acesa? Sim, ela está consumindo energia durante esse tempo. Por isso, desligue o máximo de aparelhos que puder à noite, para que eles não fiquem no modo de espera.

Isso acontece também quando você carrega o celular. Mesmo depois de a bateria estar completa, o aparelho continua consumindo energia se não for retirado da tomada.

Desafio para a família

Faça um quadro escrevendo o quanto gastaram na conta de luz do último mês e distribua uma tarefa para cada pessoa. Enquanto um desliga os aparelhos na hora de dormir, o outro pode fiscalizar se ninguém exagerou o tempo do banho. Se a conta do próximo mês vier mais barata, vocês podem comemorar com um prêmio! Que tal propor o desafio?




comentários