Economizador de energia: vale a pena comprar um? - Konkero

Economizador de energia: vale a pena comprar um?

O aparelho economizador de energia promete reduzir o consumo de energia e, consequentemente, o valor da conta de luz. Será que vale a pena comprar um?

Na busca por baixar o preço da conta de luz, muitas pessoas adquirem um economizador de energia, um aparelho que promete reduzir o consumo de energia. De acordo com a sua proposta, basta que o aparelho esteja conectado na tomada para reduzir a energia consumida, se apresentando como um excelente negócio a ser feito.

No entanto, antes de adquirir um economizador de energia, é bom saber como é o seu funcionamento, se ele realmente é útil, se cumpre o que promete e gera, de fato, uma redução no valor da sua conta de energia elétrica.

Descubra como funciona o economizador de energia e se ele realmente vale a pena.

Economizador de energia: como funciona

De acordo com as marcas que fornecem economizadores de energia, o aparelho age como um filtro. Ele otimiza o consumo de energia, protegendo os eletrodomésticos ou demais aparelhos dos picos de tensão da rede elétrica, reduzindo de 30% a 50% o consumo de eletricidade.

Há dois tipos de economizadores: os que são colocados diretamente na tomada, e os que são conectados no fio do aparelho consumidor de energia e plugados na tomada, assim como um benjamim.

Economizador de energia funciona mesmo?

Apesar de parecer funcional e prático, os aparelhos economizadores de energia não entregam o que prometem. A energia consumida não é reduzida, mas sim, a mesma ou superior quando há a ajuda do aparelho. Consequentemente, o valor da conta de luz também não diminui, podendo, inclusive, ser maior do que sem o aparelho.

No site do Reclame Aqui, a Save Box, uma das marcas fornecedoras de economizador de energia, é avaliada como Não Recomendada. Das 79 reclamações, nenhuma foi respondida, não existindo índice de solução, nota do consumidor e nem clientes afirmando que voltariam a fazer negócio com a marca.

Desta maneira, não vale a pena comprar um economizador de energia, uma vez que o valor investido não retorna para você e o aparelho também não oferece a utilidade prometida.

Como economizar energia?

Já que não é possível reduzir o consumo de energia com os aparelhos economizadores, a solução é economizar do jeito convencional.

Você sabia que se desligar alguns aparelhos da tomada enquanto eles não estão sendo usados, já reduz um pouco o consumo geral de energia? Experimente desligar o micro-ondas, a televisão, o aparelho de DVD ou ainda o monitor do computador quando não estiverem em uso e veja a diferença na conta de luz.

Outra maneira de economizar energia é fazendo um bom aproveitamento dos aparelhos que você tem. Apagar as luzes quando os ambientes estiverem desocupados, não abrir tantas vezes a porta da geladeira e juntar uma boa quantidade de roupa para lavar de uma vez só são pequenas coisas que te ajudam a economizar energia.

Veja também!