Dividendo – O que é e o que significa - Konkero

Dividendo - O que é e o que significa

O que é dividendo e para quê ele serve.

O dividendo é uma das partes dos lucros de uma empresa que, em forma de remuneração, é distribuída entre os seus sócios e acionistas. Esse tipo de pagamento é uma forma de atrair novos investidores e, também, uma maneira de reconhecer as ações de uma organização.

Geralmente quem consegue manter o pagamento do dividendo aos sócios são as empresas com maior estabilidade no mercado, ou seja, aquelas que conseguem obter lucros mesmo em um momento de crise na economia de um país ou em outro episódio que reflita no desempenho e nos lucros da organização. O pagamento dos dividendos podem ser efetuados em dinheiro, ações ou de modo especial. Descubra como funciona cada um deles!

Dividendo em dinheiro

A distribuição dos dividendos ocorre de acordo com o valor das ações investidas ou o percentual delas. Essas quantias variam de acordo com o valor da empresa no mercado, a fatia de ações ou participação do sócio no negócio e dos lucros da empresa.

Dividendo em ações

Ao invés de receber os lucros em espécie correspondentes aos dividendos da empresa, o acionista ou sócio recebe uma quantia em ações da empresa e garante uma participação maior sobre os lucros do negócio.

Dividendo especial

Esses dividendos são distribuídos fora do período normal de divisão dos lucros da empresa. Os pagamentos são feitos em dinheiro ou ações e acontecem se a empresa vender uma parte dela ou fazer a distribuição de uma fatia dos lucros em determinado período para sócios e acionistas.

O que isso muda na minha vida

Normalmente, o pagamento do dividendo feito por uma empresa pode atrair novos investidores e, sempre que possível, a organização deve manter esse pagamento, ou até mesmo aumentá-lo para que seja capaz de obter uma visão de crescimento e valorização da empresa.

No Brasil, existe uma lei em que as organizações privadas possuem a determinação de distribuir parte de seu lucro líquido (25%) entre os seus sócios, ou seja, em sociedades anônimas, todos os acionistas têm o direito de receber uma quantia correspondente aos dividendos da empresa.

Saiba que a porcentagem de lucros dos dividendos pode ser utilizada para aumentar ainda mais a rentabilidade do valor recebido. Médios e grandes empresários ou sócios conseguem investir uma parte ou o valor total dos dividendos em expansão de infraestrutura do negócio, utilizá-los para pagar dívidas ou até mesmo comprar ações ou parte de outras empresas.

Veja também!