Depreciação – o que é e o que significa - Konkero

Depreciação - o que é e o que significa

Entenda o que significa depreciação e veja como ela influencia o valor dos produtos.

A depreciação é a desvalorização de um bem ao longo do tempo, ou seja, o produto passa a valer menos conforme o passar dos meses e anos. Ela acontece por conta de vários fatores. Um celular de determinada marca, por exemplo, sofre depreciação quando a marca lança outro aparelho mais avançado. O modelo antigo tem seu valor reduzido, pois já não é mais tão vendido quanto o lançamento.

Já um imóvel pode sofrer depreciação por patologias, isto é, trincas, rachaduras e possíveis acidentes, ou até mesmo o aumento do índice de assalto no bairro. Outro exemplo é um automóvel, que perde seu valor pela quilometragem rodada, sinistros e tempo de fabricação. Para se ter uma ideia, um carro zero-quilômetro perde cerca de 10% do seu valor assim que sai da concessionária.

Depreciação: o que isso muda na minha vida

É importante saber sobre o conceito de depreciação, principalmente quando se vai vender ou comprar algo usado. Caso você esteja interessado em vender um carro que você usou durante bastante tempo, saiba que o valor dele foi depreciado e com certeza não conseguirá vender pelo mesmo valor que pagou por ele, por melhor que seja a sua condição.

Da mesma forma, ao comprar um automóvel já rodado, você pagará mais barato, mas é bom analisar se realmente vale a pena fazer a compra do veículo. O automóvel pode não estar em condições favoráveis e você terá de arcar com custos de reparação e manutenção para conseguir dirigir sem problemas.

Veja também!