Débito automático – o que é e qual o significado - Konkero

Débito automático - o que é e qual o significado

Saiba o que é o débito automático e entenda como ele funciona.

O débito automático é um serviço do banco que permite cadastrar uma conta mensal para que o pagamento aconteça automaticamente em cada pagamento, isto é, sem que você se preocupe com prazos. Costuma ser comum para serviços de energia, telefonia e água, mas pode existir para qualquer serviço com frequência.

Uma vez cadastrada a fatura dos serviços no banco, o valor será debitado de forma automática sempre que houver uma cobrança da empresa prestadora de serviço em seu nome. Para interromper esse ciclo, é preciso solicitar o cancelamento do serviço. Assim, caso o serviço tenha sido solicitado ao banco, deve-se entrar em contato com o banco. Se foi solicitado diretamente à empresa prestadora do serviço, deve-se entrar em contato com ela.

Por mais conforto que o débito automático em conta corrente ofereça ao dono da conta, alguns cuidados são necessários, como sempre verificar o saldo da conta antes que o débito seja feito e se o débito, de fato, ocorreu na data correta.

Débito automático: o que isso muda na minha vida

A vantagem do débito automático é que ele poupa o seu trabalho de ter que pagar a conta todo mês e evita multa e juros causados pelo pagamento em atraso, caso você se esquecer de pagá-la.

A desvantagem é que ele é automático. Se em determinado mês você estava pensando em não pagar determinada conta, ela cairá automaticamente. Sem contar que o valor pode vir errado e você só percebe pouco tempo antes do pagamento.

Caso você não tenha o saldo suficiente no dia para que o valor seja debitado, há duas possibilidades: o valor será debitado de seu cheque especial e você terá que pagar os juros que incidem sobre o seu uso, ou o débito não será realizado e resultará no não pagamento da conta e no acúmulo de multa e juros.

Por esse e outros pontos, é importante verificar constantemente o seu extrato bancário e certificar de que a conta foi paga, se o valor está correto, se há saldo para o débito, entre outros cuidados.

Veja também!