Debênture - O que é e o que significa

Descubra o que é uma debênture e para quê ela serve.

moedas

Debênture é um documento emitido por uma empresa não financeira e de capital aberto permitindo que um empréstimo seja feito de uma pessoa física para uma pessoa jurídica. Esse empréstimo é usado para investir em infraestrutura, ampliar os negócios ou demais ações de melhorias em sua empresa.

Nesse tipo de empréstimo, exclusivo a pessoas jurídicas, o título pode ser comprado por uma ou mais pessoas físicas e o retorno do valor emprestado é devolvido com juros, como funciona em investimentos como CDB, LCA, LCI, entre outros.

O que isso muda na minha vida

Quando uma empresa necessita de capital para sua melhoria, seja investindo em infraestrutura, abertura de uma filial, fábrica, etc, pode ser emitido um título de valores mobiliários. Esse título permite que o recurso seja captado através de investidores que compram partes desse título, ou seja, emprestando seu dinheiro à empresa e tendo lucro com os juros cobrados sobre o valor emprestado.



O risco de se investir por meio de uma debênture é que, como não há o intermédio de um banco, caso a empresa quebre será mais difícil receber o valor emprestado de volta pois não existe a garantia do Fundo Garantidor de Crédito.

Veja também!

 




comentários