DDA – O que é e o que significa - Konkero

DDA - O que é e o que significa

Entenda o que é o DDA e saiba quando ele pode ser usado.

Os aplicativos de internet banking disponibilizados pelas agências bancárias facilitaram a vida dos clientes. Pagar contas, por exemplo, ficou mais cômodo e fácil. Com o código de barras e em poucos minutos é possível pagar boletos e evitar as filas nas portas dos bancos.

Uma dessas facilidades que a internet proporcionou foi o Débito Direto Autorizado.  Popularmente conhecido como DDA, é um sistema desenvolvido para ser uma plataforma em que o cliente pode receber seus boletos para pagamento de forma eletrônica – podendo ser acessados através da internet, caixas eletrônicos e telefone -, acabando com a necessidade do envio de boletos em papel.

Ao se inscrever no DDA, o cliente de um determinado banco autoriza o envio eletrônico de seus títulos e, a partir disso, as empresas passam a emitir somente boletos eletrônicos, que são enviados automaticamente ao seu DDA, independente do banco de emissão do boleto. Além disso, o sistema ainda te notifica sobre os títulos com o pagamento pendente.

Outra facilidade semelhante ao DDA é o débito automático em conta. Quando cadastrado nas empresas, o valor de um boleto pode ser abatido direto do saldo disponível na conta corrente. Esse modelo de transação é muito usado para obter descontos no ato dos pagamentos. Conheça o Débito Automático.

DDA: o que isso muda na minha vida

Utilizar o DDA pode ser uma opção interessante caso você tenha dificuldades para receber boletos físicos em sua residência ou tenha problemas em lembrar qual a data correta de efetuar os pagamentos.

Além disso, também pode ser uma forma de pagar seus títulos pendentes com mais comodidade, afinal, você já pode aproveitar o boleto eletrônico para efetuar o pagamento através do internet banking ou aplicativo do seu banco. Assim, dá para resolver tudo sem precisar sair de casa.

Outro fator importante que vale ser lembrado é a questão sustentável. Com o Débito Direto, as empresas economizam folhas destinadas para a impressão das faturas e contribuem para a preservação do meio ambiente. Por isso, nos últimos anos as companhias de TV por assinatura, telefonia e internet oferecem desconto para clientes cadastrados no débito automático.

Esses dois modelos de consulta e pagamento são ideais para as pessoas que possuem uma rotina mais atribulada e não possuem muito tempo para resolver essas pendências financeiras.

Agências bancárias estão investindo cada vez mais nessas tecnologias para se adequar a rotina corrida dos seus clientes. Quase todos os serviços bancários podem ser feitos com uso do celular e sem precisar sair de casa.

Os bancos também estão nascendo exclusivamente na internet para se adaptar com o novo perfil dos clientes. O Next, por exemplo, permite que todos os processos de depósitos, transferências e pagamentos sejam feitos através do aplicativo. Saiba mais sobre a conta Next.

Veja também!