DAU – O que é e o que significa - Konkero

DAU - O que é e o que significa

Descubra o que significa a sigla DAU e o que isso muda na sua vida.

DAU é a sigla para Dívida Ativa da União, uma categoria de negativação onde são inscritas todas as pessoas físicas e jurídicas que possuem débitos com órgãos públicos, seja com o município, estado ou país. Trata-se de um cadastro que todo governo possui, onde estão alocadas as pessoas que devem algum tributo àquele governo.

A dívida ativa pode ser classificada como tributária e não tributária. No caso da tributária, significa que o cidadão deixou de pagar ao governo algum imposto, como o IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), por exemplo. Enquanto no caso da não tributária, o cidadão é devedor de outro tipo de dívida, que não se relaciona com impostos, como é o caso das multas de trânsito, por exemplo.

DAU – Dívida Ativa da União: o que isso muda na minha vida

É muito importante saber quais são os riscos de estar inscrito na dívida ativa. Entre as principais consequências em manter essa dívida estão a cobrança de juros, multas e demais encargos que podem aumentar o débito em pouco tempo, ou até mesmo a execução fiscal (apreensão) de dinheiro ou algum bem equivalente ao valor devido ao governo, como carro ou casa, por exemplo.

Além disso, assim como acontece quando seu nome está sujo por algum outro motivo, você também terá dificuldade em conseguir crédito em instituições financeiras, financiamentos, compra de carros ou imóveis, entre outros.

Geralmente, o órgão responsável entrará em contato com você para tratar da dívida ativa, enviando uma intimação de pagamento, já com os boletos contendo todos os encargos. No entanto, caso você não tenha certeza de que está inscrito na dívida ativa, pode fazer essa busca pela internet, através do Ministério ou Secretaria da Fazenda de seu Estado.

Veja também:

Guia de palavras – Siglas
Guia de palavras – Konkero