Data de expiração - o que é e o que significa

Descubra o que significa data de expiração e o que isso muda na sua vida.

Os cartões possuem alguns padrões, independente da sua empresa ou bandeira. Eles precisam ter os 16 dígitos na parte da frente, a marca ótica e o código de segurança na traseira, por exemplo. Outros dados que aparecem anexados ao cartão são as datas de fabricação e a validade do mesmo. Dentro desse prazo ele pode ser usado normalmente em compras presenciais, por telefone ou na internet.

A data de validade também é conhecida como a data de expiração do cartão. Passado a data impressa, ele fica inativo e você não consegue mais usá-lo. Isso acontece devido a diversos fatores que podem variar de empresa para empresa.

Um desses motivos é que a marca ótica pode se desgastar ao longo do tempo e afetar o uso do cartão. Outro fator que implica na troca do objeto é a prevenção contra fraudes que podem ocorrer com o seu uso.

Data de expiração: o que isso muda na minha vida

As empresas geralmente enviam cartões para os seus clientes no intervalo de três anos. Mesmo que o prazo de validade ainda esteja longe, elas podem enviar um novo com algumas especificações. Cuidado com os custos que isso pode lhe trazer. Sempre verifique a anuidade do cartão, o limite e a disponibilidade de uso. Saiba mais sobre os cartões sem anuidade.

Você deve prestar atenção na data de expiração em específico, porque após esse dia você não conseguirá mais utilizar esse cartão. Essa data também é solicitada em compras que você fizer na  internet, por isso requer uma atenção ainda maior.



Se por ventura não chegar um novo cartão após a data de validade ter expirado, entre em contato com a empresa e solicite um novo cartão para conseguir realizar as compras.

Veja também:

Guia de palavras – Cartão de Crédito
Guia de palavras – Konkero


Precisando de dinheiro?
Solicite empréstimo pessoal online no ibi Digital.