Correção monetária – o que é e o que significa - Konkero

Correção monetária - o que é e o que significa

Conheça mais sobre a correção monetária e o que ela significa. 

A correção monetária, também conhecida como atualização monetária, são reajustes feitos para equilibrar o valor da moeda. No Brasil, a atualização é feita de acordo com as taxas de juros dos bancos e por meio do índice de inflação.

Esse reajuste acontece em vários setores para que a economia oscile corretamente e o índice de déficit não aumente. É muito comum, por exemplo, em contratos de aluguéis de um ano ou mais. A correção monetária está prevista para cada doze meses. Ou seja, depois desse período, o valor do aluguel aumenta de acordo com o índice de inflação.

Diferente da taxa de juros, a correção monetária é aplicada sobre o valor total da dívida e também nos próprios juros aplicados a ela. Por isso é importante saber diferenciar os dois encargos.

O que isso muda na minha vida

Fique atento aos valores dos pagamentos. Procure saber sobre todos os encargos cobrados nos boletos e contratos de serviços para não ser surpreendido com a correção monetária do aluguel ou de outras compras.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a empresa do serviço. Caso a atualização seja feita em contratos de aluguéis, verifique com o dono do imóvel os valores cobrados.

Veja também: