Coparticipação – O que é e o que significa - Konkero

Coparticipação - O que é e o que significa

Entenda o que significa coparticipação e saiba como funcionam os planos de saúde deste modelo.

O plano de saúde com coparticipação funciona de forma semelhante ao plano de saúde comum, porém, o modelo de pagamento é diferente. No plano de saúde com coparticipação, o beneficiário paga um valor mais baixo nas mensalidades, no entanto, ao ser atendido em consultas médicas ou realizar exames, ele arca com parte do custo.

Coparticipação: o que isso muda na minha vida

Os planos de saúde com coparticipação são uma opção interessante para quem não possui alguma doença ou não costuma recorrer a hospitais com tanta frequência, principalmente pelas mensalidades inferiores do que as oferecidas pelos planos convencionais. Os gastos do beneficiário serão apenas com consultas e exames, uma vez que internações e cirurgias são cobertas pelo convênio.

Em 2018, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) determinou novas regras que visam proteger o cliente que optou pelo plano de saúde com coparticipação. A partir de 2019, o máximo a ser cobrado pelas empresas é 40% do serviço prestado; há limites mensal e anual, não podendo ultrapassar o valor da mensalidade; e mais de 250 procedimentos médicos ficaram isentos da coparticipação e franquia, como tratamentos de câncer, alguns exames preventivos, hemodiálise, exames pré-natal e triagem neonatal, além de até quatro consultas por ano em especialidades gerais, como clínica geral e médico de família.

Para maiores informações sobre o funcionamento do plano de saúde com coparticipação, basta clicar aqui.

Veja também!