Contas a receber – o que é e o que significa - Konkero

Contas a receber - o que é e o que significa

Veja o que significa contas a receber e saiba como isso pode ajudar na organização da sua empresa.

Dentro da organização empresarial, as contas a receber englobam todos os valores que aquela empresa tem para ganhar. Assim, tanto uma prestadora de serviços, quanto uma comercializadora que vende a prazo deve ter um contas a receber. Em outras palavras, o contas a receber é uma parte na rotina administrativa e financeira de uma empresa, na qual constam os valores que a empresa tem a receber e que deveria já ter recebido, mas que estão com o pagamento em atraso.

Portanto, uma empresa prestadora de serviços que recebe por mês de seus clientes, deve ter um contas a receber para um melhor controle das finanças. Da mesma forma, uma loja que oferece a possibilidade de parcelamento aos seus clientes também deve organizar o contas a receber, para melhor planejamento financeiro e ter um controle de cobrança mais efetivo.

Muitas empresas usam sistemas específicos para o controle do contas a pagar, ou ainda, é possível se organizar através de planilhas.

Contas a receber: o que isso muda na minha vida

Caso você tenha uma empresa que presta serviço ou vende parcelado, o contas a receber é excelente para controlar todas as suas receitas e fazer o planejamento da empresa, de modo a saber qual será o lucro de cada mês, ou se a empresa está trabalhando no vermelho. Juntamente com o contas a pagar, esses dois relatórios são indispensáveis para o bom andamento financeiro de uma empresa.

Ao controlar os valores que devem entrar e os que devem sair, dificilmente você se atrapalha com o que precisa pagar, pois já está tudo listado. Essa organização também vai ajudá-lo a cobrar quem deixou de pagar o que deve a você.

Veja também!