Conta corrente / Conta bancária - O que é e o que significa

Tire suas dúvidas sobre o que significam os termos conta corrente / conta bancária!

Uma conta bancária é um relacionamento firmado entre um cliente e um banco, em que o cliente mantém uma quantia em dinheiro aos cuidados do banco e arca com alguns custos por isso. Existem diversos modelos de contas e, dentre eles, está a conta corrente, que como o próprio nome já diz, é uma conta para a movimentação de dinheiro. Quem abre uma conta corrente e não faz movimentações em dinheiro, continua pagando tarifas ao banco, portanto, pode acabar perdendo dinheiro com isso.

Mas, além de ter um lugar para depositar o seu dinheiro, possuir uma conta corrente oferece algumas vantagens aos clientes dos bancos, como a comodidade de conseguir cartões de débito e crédito, ou talões de cheques, por exemplo. Além disso, ter uma conta corrente faz com que o banco acompanhe seu histórico de transações e, de acordo com esse histórico, pode ficar mais fácil conseguir empréstimos na instituição.

É importante lembrar que boa parte dos bancos não fazem a abertura de conta corrente para clientes com restrições no nome, por isso, se você tiver esse problema pode optar por pedir uma conta poupança, ou se a finalidade da sua conta é exclusivamente para receber pagamentos, poderá abrir uma conta salário – desde que a empresa em que você trabalha tenha convênio com o banco para esse tipo de abertura de conta.

O que isso muda na minha vida

Saber como funcionam os diferentes modelos de conta bancária é muito importante para encontrar uma que atenda às suas necessidades e não cobre taxas muito altas, afinal, dessa forma você pode acabar perdendo dinheiro ao contratar mais serviços do que realmente precisa utilizar.



Portanto, se você pretende abrir uma conta corrente e não fará tantas movimentações nela, ou não pretende solicitar nenhum tipo de cartão, por exemplo, pode optar por um outro tipo de conta que cobra taxas mais baixas, ou até mesmo nenhuma tarifa por sua utilização. Confira quanto você gasta por ano ao contratar uma conta corrente e perceba como essa pode ser uma boa economia.

Veja também!

 




comentários