Consórcio - o que é e o que significa

É um financiamento coletivo que permite a compra de bens para quem não tem todo o dinheiro agora. Uma administradora de consórcios reúne os interessados nessa compra, organiza o dinheiro e os sorteios. Para isso, quem entra precisa pagar mensalmente uma taxa de administração.

Todos que participam do consórcio pagam uma parcela mensal, que é proporcional ao valor do bem que desejam comprar (ou seja, a carta de crédito). Assim, quando o grupo junta o dinheiro no valor do bem, um sorteio acontece e quem for contemplado já pode comprá-lo.

Para diminuir os riscos de não conseguir pagar as parcelas, o ideal é descobrir o quanto antes qual valor você terá que pagar por mês. Que tal fazer uma simulação online? Você descobre de graça quais são as parcelas para um consórcio de imóveis entre R$ 60 mil e R$ 600 mil. Clique aqui e confira!

Também é possível dar um lance após o sorteio. Se o seu lance for o maior, você pega a sua carta de crédito. Mas vale saber que quem recebe o crédito continua pagando o consórcio até completar todo o valor.

O que isso muda na minha vida

Todos receberão a carta de crédito, mas uns são sorteados no começo, enquanto outros apenas no fim. Isso significa que compensa entrar neste financiamento se você não tem pressa para comprar o bem.

Saiba também que, se você desistir, você só resgata o dinheiro que pagou quando o prazo terminar – o que costuma durar anos.

Veja também:
Guia de palavras – Consórcio
Guia de palavras – Konkero




comentários



}); //fim script