Conheça os cursos gratuitos oferecidos pelo Senac - Konkero

Conheça os cursos gratuitos oferecidos pelo Senac

Além dos cursos pagos, o Senac também oferece cursos gratuitos. Conheça quais são eles e saiba como participar!

Pouca gente sabe, mas além dos cursos oferecidos nas modalidades livres, técnico, graduação, pós-graduação e extensão, o Senac também oferece cursos gratuitos que garantem ao aluno a certificação, se aprovado.

A partir do Programa Senac de Gratuidade – o PSG, esses cursos são oferecidos na modalidade de ensino a distância e possuem carga horária menor, que facilita na hora de conciliar o curso com outras atividades. Para se inscrever, é preciso apenas apresentar os requisitos básicos pedidos e estar atento ao prazo de inscrição.

Os cursos do Senac são importantes para aprender uma atividade e, até mesmo, uma nova profissão. Para quem não tem condições de pagar um curso de graduação ou de nível técnico mais avançado, as opções do Senac podem ser legais para conseguir uma colocação no mercado de trabalho.

Confira abaixo os cursos oferecidos pelo Senac e quais são esses requisitos.

Os cursos gratuitos do Senac

O Programa Senac de Gratuidade é destinado à pessoas que possuem renda per capita de até dois salários mínimos (R$ 1.996,00) e os requisitos podem variar de acordo com o curso escolhido. Por isso é importante que o candidato se informe sobre todas as exigências na guia “Pré-requisitos” disponível na aba de cada curso.

Para se candidatar será preciso preencher todos os formulários apresentados na aba do curso escolhido e aceitar os Termos de Responsabilidade. Os formulários pedidos são a ficha de inscrição do PSG, autodeclaração de renda, termo de compromisso e termo de matrícula (somente para Cursos Livres).

As vagas estão sujeitas à disponibilidade de cada estado e o cronograma com as datas de início das inscrições e dos cursos são encontrados na guia “Sobre o Curso” de cada curso escolhido.

Confira os cursos disponíveis no Senac!

Curso gratuito de Informática Básica com Internet e Mídias Sociais

O curso insere o aluno no conhecimento básico de hardware, software, Windows, Linux, Word, Excel, PowerPoint,  navegação pela internet e pelas redes sociais. Ao final, o aluno garante um certificado se for aprovado no programa.

Carga horária: 160 horas.

Pré-requisitos: ter idade mínima de 14 anos, ensino fundamental completo e renda per capita abaixo de dois salários mínimos.

Curso gratuito de Operador de Computador

O curso prepara o aluno para atuar instalando, configurando e operando os sistemas operacionais, aplicativos de escritório, etc. Ao final, o aluno garante um certificado se for aprovado no programa.

Carga horária: 196 horas.

Pré-requisitos: ter idade mínima de 15 anos, ensino fundamental II incompleto e renda per capita abaixo de dois salários mínimos.

Outros cursos online oferecidos pelo Senac

O Senac também oferece outros cursos livres na modalidade ensino a distância para quem deseja se atualizar ou ter um conhecimento básico em diversas áreas, como Comércio, Comunicação, Educação, Gestão, Idiomas, Moda, Saúde, Turismo, entre outras.

Para se cadastrar, é preciso seguir os mesmos critérios citados acima, porém, a diferença é que esses cursos livres são pagos e os valores são a partir de R$ 82,30.

Para conferir a lista completa de cursos livres online do Senac, clique aqui.

Programa Senac de Gratuidade

O Senac oferece bolsas de estudos entre 50% e 100% de desconto para alunos que desejam ingressar no ensino superior ou nos cursos livres ou técnicos. Os interessados devem se encaixar em alguns requisitos. São eles:

  • Ter renda familiar per capita de até dois salários mínimos;
  • Não estar participando de nenhum outro processo de triagem de bolsas de estudos do Senac;
  • Não estar matriculado no Senac em curso igual ou no mesmo período que o curso desejado;
  • Não ter abandonado curso no Senac como bolsista nos últimos dois anos.

Mais informações, clique aqui.

Veja também!