Comprar carência - O que é e o que significa

Entenda qual o signficado da compra de carência e saiba como esse processo funciona.

Se você possui um plano de saúde e deseja fazer a portabilidade para uma nova companhia, você pode conseguir a compra da carência. Esse é o nome dado à portabilidade realizada pelo cliente, onde ele não precisará cumprir novamente os prazos de carência no novo plano de saúde.

Para conseguir a portabilidade sem carência, o segurado precisa ter permanecido no plano de saúde anterior por pelo menos dois anos – caso possua alguma doença preexistente, o prazo sobe para três anos. Além disso, é necessário que o novo plano contratado seja de cobertura equivalente ou inferior ao plano de saúde anterior. Também é importante que o prazo entre o cancelamento de um plano e a inclusão no outro plano não ultrapasse 30 dias, caso contrário, você pode perder o direito à compra de carência.

O que isso muda na minha vida



O prazo de carência impede o segurado de utilizar o plano de saúde para algumas finalidades durante um tempo e, em caso de doenças preexistentes, a carência pode durar anos. Por conta disso, solicitar a compra da carência ao fazer a portabilidade de um plano de saúde que você já utiliza por alguns anos pode ser uma boa opção.

Mas lembre-se: não basta simplesmente solicitar a compra da carência no novo plano. Para conseguir esse benefício, você precisa pedir uma carta ao antigo plano de saúde, conhecida como Carta de Permanência. Nela, devem conter informações como registro da ANS, data de entrada e de saída do beneficiário, bem como alguns detalhes da cobertura. Para maiores informações, consulte a ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Veja também!




comentários