Como realizar os sonhos I - Defina objetivos de curto, médio e longo prazo

Descubra como definir o prazo de seus objetivos pode te ajudar a alcançá-los. Confira!

Conquistar a casa própria, comprar um carro, fazer uma faculdade ou viajar são sonhos que fazem os olhos brilharem, mas que, às vezes, parecem tão distantes… É verdade que para conquistar seus objetivos você encontrará alguns obstáculos. Mas com determinação, todo mundo pode chegar lá!

Você sabe o que quer conquistar?

Essa é a primeira pergunta a ser feita. “Quanto mais específico e importante for o objetivo, mais fácil será se aproximar dele. Isso porque se a motivação for boa, o sacrifício ficará pequeno perto do desejo de lutar por ele”, avalia o educador financeiro Álvaro Modernell.

Tire um tempo só para pensar nos sonhos que você quer conquistar. Nessa hora não vale reprovar nada! Pode ser comprar uma casa, viajar para o exterior, fazer uma pós-graduação ou até uma cirurgia plástica. Anote os desejos em uma tabela ou onde preferir.

Separe os sonhos e defina prazos

Depois de listar quais são os seus sonhos, é o momento de dar um prazo para eles acontecerem. “Isso é bom para que eles não fiquem em segundo plano porque não foram colocados como prioridade dentro do orçamento”, explica o educador financeiro do DSOP, Edward Cláudio Junior.

Você pode definir, por exemlo, que vai comprar um carro em dois anos. Esse prazo ajuda na hora de fazer o planejamento financeiro, que é o plano de quanto dinheiro você terá que guardar.

Uma dica é separar os sonhos em três grupos: os de curto prazo, que você quer realizar em até um ano; os de médio prazo, que irá realizar nos próximos cinco anos; e os de longo prazo, que vai precisar de mais de cinco anos para alcançar.

Seja flexível!

Os prazos e metas ajudam a controlar gastos e direcionar o orçamento. Mas se você não conquistar o que queria no tempo determinado, não desanime! “Definir é importante, mas a rigidez atrapalha. O que vale é se manter na direção e ter uma noção clara do que você precisa para chegar lá”, ressalta Álvaro Modernell.

O próximo passo para chegar mais perto dos seus objetivos é fazer o planejamento financeiro e juntar o dinheiro para a compra ou entrada do financiamento. Clique aqui e confira as dicas.
Anterior Próximo




comentários