Como economizar dinheiro: veja 10 dicas - Konkero

Como economizar dinheiro: veja 10 dicas

Com foco e dedicação é possível ter um bom controle financeiro pessoal. Descubra as dicas da Konkero para poupar dinheiro e garantir a redução dos seus gastos.

Para que você possa realizar sonhos como ter uma casa própria ,  comprar um carro, marcar viagens e quitar suas dívidas, é fundamental entender que precisa haver controle em seus gastos e foco em seus objetivos.

Seja qual for a sua meta, para conquistá-la, basta ter um boa educação financeira e possuir uma reserva de dinheiro, assim você não gasta à toa a quantia destinada a contas fixas e se organiza para conseguir alguns trocados no final do mês.

A Konkero selecionou 10 dicas para você guardar dinheiro e fechar o orçamento sem dívidas!

1. Controle de gastos

Separe seus gastos por categoria – supermercado, cartão de crédito, mensalidade da faculdade – em uma planilha ou agenda, como preferir. Nesse caso, você poderá acrescentar os valores das compras mensais do supermercado, os gastos mensais no cartão, inclusive as parcelas fixas. Assim você descobre qual é o gasto que está pesando mais para poder diminui-lo.

Com essa planilha ou agenda também é possível pensar em criar categorias das suas rendas, sejam elas, aluguéis, salário, ajuda de custo, entre outros.

2. Prefira o pagamento à vista

Caso você possua um orçamento fixo e não tem a possibilidade de realizar maiores gastos, prefira a compra à vista, assim, no momento da compra, você paga a quantia completa e não cria dívidas futuras. Isso também serve para cartões, se não tiver dinheiro no momento, escolha a forma de pagamento no débito.

Ao optar por esse tipo de pagamento, você ainda pode conseguir diversos descontos. Conheça 5 sites e aplicativos para conseguir descontos.

3. Corrija seus hábitos

Deixar as luzes dos cômodos da sua casa acesas, fazer o contrato da TV por assinatura com diversos canais e não ter tempo de assisti-los e desperdiçar água sem necessidade. Esses são hábitos corriqueiros que podem aumentar seus gastos sem que você perceba, por isso, tome cuidado e evite receber surpresas nas faturas mensais.

4. Faça um planejamento para pagar suas dívidas

Para que você possa quitar suas dívidas com tranquilidade, primeiro escolha efetuar o pagamento da dívida de maior importância. Com isso, você consegue controlar todos os seus gastos pessoais, e calcula o número de parcelas que poderá estender até quitar o valor da compra. Assim, o seu orçamento mensal não ficará comprometido.

5. Abra uma poupança

A poupança tem um funcionamento semelhante a um cofrinho. Todo mês você pode realizar o depósito de 10% ou 15% do seu salário e deixar a quantia render, sem realizar saques. O rendimento é menor, mas aos poucos você pode economizar dinheiro para realizar os seus objetivos. Basta entrar em contato com o seu banco e entender como funciona a abertura de uma conta poupança.

6. Pague as contas em dia

Se o seu salário caiu em conta, não espere para realizar os pagamentos de contas fixas. Ao deixar as faturas para serem pagas no final do mês, as datas de vencimentos podem sofrer atrasos e assim, você acabará pagando as contas com juros.

7. Utilize sua cozinha

Geralmente almoçar ou jantar fora pode gerar um gasto para o qual você não está preparado. Por esse motivo, tente optar por utilizar a sua cozinha, assim você prepara as comidas em casa e inclusive, pode levá-las para o seu trabalho.

8. Pesquise antes de comprar

Antes de comprar um produto, é importante que você se atente aos  preços, promoções e ofertas, dessa forma, você tem uma facilidade em calcular qual preço e local de compra vale mais a pena. Além disso, aproveite datas como a “Black Friday”, que garante descontos diferenciados em diversos tipos de produtos.

9. Tenha consciência na hora das compras

Tome cuidado na hora de realizar compras no supermercado, ou até mesmo em shoppings. Compras grandes podem somar uma quantia significativa e você pode acumular novas dívidas. Tenha em mente as dicas do tópico acima e aproveite ofertas!

10. Lazer gratuito

Existem diversas formas de garantir lazer gratuito e se divertir com os amigos e a família. Peças de teatro, sessões de cinema, shows ao ar livre, parques, exposições, são algumas das programações que podem poupar o seu dinheiro.

Veja também!