. Como economizar água em 6 passos simples - Konkero

Como economizar água em 6 passos simples

Confira diferentes alternativas para economizar água e diminuir o valor da sua conta! 

A água é um dos bens mais preciosos da Terra e é de extrema importância pensar na sua economia para o futuro. Com pequenas atitudes você pode ajudar o meio ambiente e, de quebra, ainda consegue economizar uma grana em sua conta de água.

Por mais que os sistemas de abastecimento estejam mais cheios nas épocas de outono e inverno, ainda assim é preciso utilizar água com responsabilidade. Em temporadas mais secas, as companhias que abastecem as cidades costumam diminuir o fluxo de água em determinados horários para manter o volume do reservatório. Mesmo assim, nós devemos fazer a nossa parte e diminuir o desperdício.

Confira nossas dicas e comece já a economizar!

1. Como economizar água fechando a torneira

Quando for lavar a louça ensaboe todos os copos, pratos e talheres e, apenas depois, lave tudo de uma vez só. Evite deixar a torneira ligada enquanto ensaboa os objetos. As panelas ficaram com restos de comida colados no fundo? Coloque um pouco de água dentro e leve ao fogo. Assim a sujeira da panela solta com mais facilidade e você vai economizar água na hora de lavá-las!

Procure manter a torneira desligada na hora em que for escovar os dentes ou fazer a barba. Dessa maneira você economizará cerca de 12 litros de água por cada vez que utilizar a pia do seu banheiro. Não esqueça de consertar todas as torneiras que estiverem gotejando. Apenas uma torneira pingando gasta até 46 litros de água por dia,  chegando a 1.380 litros em um mês!

2. Economizar água durante o banho

Tomar banho depois daquele dia massante no trabalho, na faculdade ou em ambos é a melhor sensação, mas é preciso ter consciência. Em banhos com duração de 5 a 15 minutos são gastos, em média, de 45 a 135 litros. Por isso é fundamental estar atento ao tempo gasto no chuveiro para evitar o desperdício de água e também de energia.

3. Prefira varrer as calçadas

Lavar a calçada da sua casa pode gastar 280 litros de água em apenas 15 minutos. Portanto, procure varrer ao invés de lavar a frente da sua casa. Por mais que seja mais fácil utilizar a mangueira para limpar, você gasta menos usando a vassoura com mais frequência.

Dica: Procure lavar roupas em apenas um dia da semana. Isso faz com que você gaste menos água e consiga economizar mais. Reutilize o volume usado na lavagem das peças para limpar o seu quintal e a calçada de casa!

4. Faça uma cisterna para reutilizar a água

Edison Urbano, dono do site Sempre Sustentável, criou uma minicisterna para captar a água da chuva e reutilizá-la de diversas formas. Segundo Edson, a cisterna compensa quando a chuva é mais forte, pois quando chove pouco, entra muita sujeira do telhado. “Mas com uma chuva forte a cisterna enche em apenas cinco minutos. E dá para economizar muito, mesmo se for uma casa pequena. Eu economizo cerca de 50% de água por mês”, afirma.

Você pode fazer a sua própria cisterna seguindo o passo a passo disponível no site Sempre Sustentável. O orçamento para criar o reservatório da sua casa pode variar entre R$ 150 e R$ 300, dependendo do valor dos materiais usados. Confira a seguir um modelo de cisterna criado por Edison Urbano e comece já a reutilizar água.

5. Não lave o carro com mangueira

Assim como a limpeza da área externa da sua casa não precisa do uso da mangueira, a lavagem do seu carro também pode ser mais consciente. Quando for lavar o seu veículo procure utilizar baldes de água e não o uso contínuo da mangueira. Separe três baldes: um para molhar o carro, outro com sabão para tirar a sujeira mais pesada e o terceiro para enxaguar. Com isso, o seu veículo fica limpinho e você ainda economiza na conta!

6. Ensine as crianças a importância de economizar água

É fundamental ensinar para os pequenos como é importante preservar o meio ambiente. Ensine eles a lavarem as mãos mais rápido e fechar a torneira assim que acabar a limpeza. Fique de olho também no tempo das crianças embaixo do chuveiro. Elas tendem a se distrair e esquecer do consumo de água.

Veja também!




Precisando de dinheiro?
Solicite empréstimo pessoal online na KeroGrana.