Código de barras do boleto bancário – o que é e o que significa - Konkero

Código de barras do boleto bancário - o que é e o que significa

Saiba o que é o código de barras do boleto bancário e veja qual a sua importância.

O código de barras no boleto bancário é uma sequência de números presente nesse tipo de documento utilizado para cobranças variadas, como água, energia elétrica, cartões de crédito, entre outras coisas. É através do código de barras que o consumidor pode efetuar o pagamento da conta, pois é por ele que é possível identificar as informações do boleto. Essa identificação é feita apenas pelos sistemas de pagamentos utilizados, como leitores de bancos, lotéricas e aplicativos bancários.

Em alguns documentos, a sequência numérica fica sobre ou perto de uma sequência de barras pretas disponibilizadas verticalmente com determinada distância entre uma e outra. E é exatamente essa sequência de barras, que também é chamada de código de barras, que permite que o leitor de código de barras identifique as informações do boleto.

Também é possível pagar um boleto bancário digitando o código de barras em formato de sequência numérica no campo determinado no internet banking, ou passando o código de barras em formato de sequência de barras pelo seu próprio leitor de código de barras, que pode ser encontrado à venda em lojas de informática ou acoplado no caixa eletrônico.

Cada boleto bancário possui seu próprio código de barras, mesmo que suas informações sejam parecidas ou até iguais. Assim, a sequência numérica é formada por 47 ou 48 dígitos, divididos em cinco campos.

Código de barras do boleto bancário: o que isso muda na minha vida

Sempre que você for pagar algum boleto bancário, será preciso ter o código em mãos para que o pagamento possa ser realizado. Ao receber o boleto, verifique se o código está legível. Caso não esteja, entre em contato com o emissor do boleto solicitando a informação, pois, sem ela, não será possível pagar a conta.

Caso você queira pagar o seu boleto bancário no caixa eletrônico, basta colocar a conta no espaço adequado que o leitor óptico reconhecerá todas as informações necessárias para o pagamento, exceto os descontos, que deverão ser informados manualmente.

Já se você vai pagá-lo em sua própria casa através do internet banking, você deverá informar o código de barras digitando a linha numérica ou passando-o pelo leitor. Alguns leitores podem não reconhecer na primeira vez o código, pois, como os códigos no Brasil são diferentes dos demais códigos do mundo, é preciso configurar corretamente o dispositivo para conseguir usá-lo.

Se você perdeu a data de vencimento do seu boleto bancário, não será mais possível utilizar ele para o pagamento. Você precisará entrar em contato com o emissor do boleto e solicitar outro, com valor atualizado, acrescido de multa e juros, que influencia no código de barras. Com o valor diferente, o código também será diferente.

Veja também!