CND – O que é e o que significa - Konkero

CND - O que é e o que significa

Descubra o que significa a sigla CND e o que isso muda na sua vida.

CND é a sigla para Certidão Negativa de Débitos, um documento que comprova que uma pessoa física ou jurídica não possui nenhum nenhum tipo de pendência, seja ela financeira, previdenciária ou tributária.

As certidões negativas funcionam de forma contrária às certidões positivas, que têm como função demonstrar quais são as restrições das pessoas físicas e jurídicas. No caso da certidão negativa, o documento é utilizado para comprovar a ausência de fatores que possam representar algum empecilho em qualquer negociação.

O que isso muda na minha vida

A Certidão Negativa de Débitos é um documento que pode ser solicitado em situações como processos seletivos, ou até mesmo no financiamento de um imóvel ou empréstimo. Isso porque esse documento é utilizado para comprovar a idoneidade da parte interessada em fechar negócio, de modo a oferecer mais segurança a quem pretende fazer negócio com você.



É importante lembrar que a CND – Certidão Negativa de Débitos – só é emitida em caso de não haver nenhuma restrição ou pendência. Caso contrário, a certidão correta a ser emitida será a CPEN – Certidão Positiva com Efeitos de Negativa – que mostrará quais são as suas restrições.

Veja também:
Guia de palavras – Siglas
Guia de palavras – Konkero


Compartilhe