Cheque/Folha de cheque/Talão de cheques - o que é e qual o seu significado

Descubra o que é cheque e o que isso muda na sua vida.

Além do dinheiro e dos cartões de débito e crédito, o cheque também é usado como uma forma de garantia e pagamento. Trata-se de um bloco chamado talão que possui folhas para serem preenchidas com o valor desejado para fazer pagamentos e depósitos.

Normalmente, um talão de cheques contém 20 folhas. O banco só fornece talões de cheque para pessoas que têm conta corrente. O cheque vem com o nome e os dados da conta corrente da pessoa e tem espaço para preenchimento do valor em números e por extenso, o local onde foi preenchido o cheque, a data e a assinatura da pessoa.

Com a chegada do cartão de crédito e de outras formas de transferência e depósitos como o internet banking, o cheque se tornou cada vez mais obsoleto. Em uma pesquisa recente do Serasa, estima-se que apenas 8% dos brasileiros ainda usam o talão de cheques para realizar movimentações.

Cheque: o que isso muda na minha vida

Nunca deixe cheques assinados. Isso porque, se alguém roubar um cheque seu que está assinado, ele conseguirá sacar o dinheiro e você não terá como recuperá-lo. É fundamental registrar um boletim de ocorrência e informar o banco caso isso aconteça.

A instituição financeira pode enviar um novo talão para o cliente assim que a situação for normalizada. A cobrança de taxas é rara nesses casos, porém pode ser efetuada pelo banco.

Caso seu cheque seja roubado e a pessoa falsifique sua assinatura, você deverá reclamar no banco para devolver seu dinheiro. Apenas assine as folhas no ato do seu preenchimento e mantenha o talão guardado em um lugar seguro.



Descubra tudo o que você precisa saber sobre o cheque pré-datado clicando aqui.

Veja também!

 


Compartilhe