Cheque sustado - O que é e o que significa

Entenda o que é o cheque sustado e tire suas dúvidas sobre esse documento!

Por-que-cruzar-o-cheque

Sustar um cheque é uma forma tirar a validade do documento emitido como forma de pagamento. Essa pode ser uma atitude adotada pelo cliente por razões de roubo ou furto de folha ou talão de cheques – preenchidas ou não -, assim como em alguns outros casos, como suspeita de fraude, desacordo comercial e oposição ao pagamento, por exemplo.

A sustação de um cheque pode ser feita pelo cliente por telefone, agência bancária, internet banking ou terminais de auto atendimento do seu banco.

O que isso muda na minha vida



O banco não pode julgar ou impedir a sustação do cheque em hipótese alguma, mas nada impede que a instituição cobre pelo procedimento de sustação. Além disso, é preciso ter certeza de que o motivo pelo qual você deseja sustar o cheque é realmente considerável, pois em caso de sustação indevida, o credor tem a possibilidade de recorrer, protestando o seu cheque. Dessa forma, caso não existam provas que declarem que a sustação foi feita por um bom motivo, você pode ter o nome negativado e até ser encaminhado ao CCF – Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos.

Veja também!

 




comentários