Cheque especial / Limite do cheque especial - O que é e o que significa

Entenda qual o significado de cheque especial e saiba como funciona esse crédito.

Também chamado de limite da conta corrente, o cheque especial é um saldo pré-aprovado que o banco disponibiliza para o caso de você precisar usar mais dinheiro do que possui em conta. Sendo assim, quando você gasta um valor maior do que tem disponível de saldo em sua conta corrente, entra no cheque especial, e nem sempre você precisa aprovar o uso desse crédito. Em muitos casos o  limite do cheque especial é usado automaticamente, portanto, é importante estar atento ao seu saldo da conta corrente.

Trata-se de uma forma do banco emprestar dinheiro a você em caso de uma necessidade, porém, mesmo com a facilidade de ter um empréstimo pré-aprovado e disponível para uso imediato, é preciso tomar muito cuidado ao usar o limite do cheque especial, pois os juros cobrados sobre ele estão entre os mais caros do mercado.

O que isso muda na minha vida



Em casos de necessidade, usar o limite do cheque especial parece ser uma opção muito interessante, porém é preciso tomar bastante cuidado e avaliar se vale mesmo a pena recorrer a esse crédito, principalmente por conta das altas taxas de juros cobradas por ele. O ideal é que você busque alternativas mais baratas de solucionar o seu problema, como um empréstimo pessoal ou até mesmo o consignado, caso tenha essa possibilidade, para não correr o risco de se endividar. Se você não tiver uma outra alternativa para o momento, faça o máximo para quitar a dívida do cheque especial o mais breve possível, pois o valor dela pode aumentar muito com o passar do tempo.

Veja também!

 




comentários